tag:blogger.com,1999:blog-8207772293482129267.post1788197087621041671..comments2024-03-17T11:52:16.724+00:00Comments on CARRUAGEM 23: Português e Matemática (e não só!) nas ruas da amarguraCarruagem 23 - VOhttp://www.blogger.com/profile/12243638902720258504noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-8207772293482129267.post-33429389476523905602013-08-03T19:32:02.374+01:002013-08-03T19:32:02.374+01:00Obrigado, Vitorino.
O meu apontamento vi) prende... Obrigado, Vitorino.<br /> O meu apontamento vi) prendeu-se com a realidade de classificador que fui e a consciência que assumi de não penalizar (mais) os alunos que resolveram os exames da primeira fase: ora lidas as composições, beneficiar o mais que pudesse na lógica dos níveis de desempenho delineados; ora somadas as cotações e chegados à décima 2, arredondar sempre para 5.<br /> Admito que qualquer uma das provas que corrigi, numa reapreciação, daria lugar a resultado inferior, movido que fui pela deceção de ver alguém a elaborar exames que estão desfasados do que é um trabalho consciente e atento à realidade de trabalho da globalidade dos alunos.<br /> Quer se queira quer não, a avaliação tem enviesamentos que ninguém pode controlar e no que toca à modalidade da avaliação externa pouco poderá ser feito nesse sentido - só o GAVE para ainda crer que a formação de professores-corretores permite controlar o incontrolável. E pior, ainda quando o faz nos piores moldes (cf.http://carruagem23.blogspot.pt/2013/04/reflexoes-para-sobre-uma-formacao.html).<br /> A avaliação externa vale o que vale e só é lamentável que possa determinar o percurso dos alunos no ensino superior. De resto, é o que é: EXTERNA. Quem não tem a sensatez de, na pretensa objetividade, minimizar efeitos desnecessários / desprezíveis torna, por certo, a situação mais crítica. Por isso, socorro-me, sempre que necessário, de 'amigos críticos' que me ajudem a encontrar, na intersubjetividade, as orientações que me fazem dormir melhor. <br /> Basta de um sistema "cego", que assim se quer, mas que felizmente é feito também de pessoas que sabem que estão a trabalhar com a vida de outras pessoas e delas também dependem.<br /> Cumprimentos.<br /> VO<br />Carruagem 23 - VOhttps://www.blogger.com/profile/12243638902720258504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8207772293482129267.post-32109423547371650302013-07-28T09:27:52.739+01:002013-07-28T09:27:52.739+01:00Muito boa análise tua e da Dolores, sobre a (des)c...Muito boa análise tua e da Dolores, sobre a (des)concentração programática.<br /><br />Só não concordo plenamente com o que deixaste em vi. Explicito: concordo, na qualidade de classificador de 12º Ano de Português, via António Nobre, pois fiz emergir do naufrágio um 9,4 e um 9,1, num total de 59 provas. Mas vi a um de meus alunos do ensino artístico especializado, em que a nota do Exame é a única/final, ser atribuído um 9,2, por exemplo, classificando o colega corretor, na parte da estruturação temática e discursiva da Composição, tal prova, com 21 pontos (ponto intermédio, como sabes, admitindo pontos do nível superior de 24), quando se o fizesse no nível entre parêntesis, aprovaria o aluno. Acresce, colocar sempre a palavra «depois» entre vírgulas no meio de uma frase, deduzindo duas décimas. <br /><br />Só para dizer que certamente os que revemos o teste de um aluno com a classificação final entre 9 e 9,4 seremos a regra. E às vezes nada podemos fazer... Mas haverá sempre quem faça excepção, sobrecarregado pelo peso das quase 60 provas. <br /><br />vitorino almeida venturahttps://www.blogger.com/profile/04351287066983641787noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8207772293482129267.post-81519942825827103392013-07-27T19:25:52.024+01:002013-07-27T19:25:52.024+01:00Obrigado, amiga.
Acima de tudo, quem faz as provas...Obrigado, amiga.<br />Acima de tudo, quem faz as provas deveria estar a dar aulas, para ajustar referenciais à realidade dominante (pelos vistos a que se ficou pela avaliação negativa a título nacional).<br />O resto temos que ser nós a apontar o dedo, para que quem se reduz ao trabalho de gabinete acorde para o mundo real e não se deixe levar apenas pelo dos papéis.<br />Beijinho.<br />VOCarruagem 23 - VOhttps://www.blogger.com/profile/12243638902720258504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8207772293482129267.post-55299789866820948202013-07-27T18:34:39.972+01:002013-07-27T18:34:39.972+01:00
Concordo completamente com a tua análise.
Se se... <br />Concordo completamente com a tua análise.<br /><br />Se se reconhece que a disciplina de Português é transversal, terá de ser dado mais tempo para o trabalho prático e individualizado.<br />Se as salas se enchem de alunos - de saberes e hábitos tão diversos - os resultados não tenderão a melhorar.<br />Quem faz as provas de exame - cujo rosto se desconhece - deveria também responder pelo trabalho produzido. Se o faz, muitas vezes não parece!<br /><br />Beijinho<br />M.Maria Dolores Garridohttps://www.blogger.com/profile/03393048582596440029noreply@blogger.com