Já que perguntam, eu respondo. Espero que bem!
Tudo a propósito da expansão (à direita) do advérbio.
Q: Posso concluir que tudo o que vem à direita de um advérbio é o complemento do advérbio? Estas novidades...! Onde posso estudar isto?
R: São novidades decorrentes de estudo e de aprofundamento, que merecem algumas distinções para não caber tudo no mesmo saco.
À semelhança dos nomes e dos adjetivos, nem tudo o que surge à direita (por expansão) do advérbio é um complemento (de lembrar que grupos nominais ou grupos adjetivais também podem ser expandidos por modificadores do nome / do adjetivo). Só alguns tipos de nomes ou adjetivos (enquanto núcleos) requerem um complemento, conforme já se adiantou em apontamentos anteriores.
Ora, no caso dos advérbios, consideram-se, entre os que selecionam complementos, os seguintes:
(i) os formados com '-mente' e que, a partir da base derivante, decorrem de adjetivos que também selecionam complemento, pela estrutura argumental (quer do adjetivo quer do advérbio)
ex. 1: o adjetivo 'independente' seleciona um complemento (independente de algo / alguém)
o advérbio 'independentemente' assume o mesmo comportamento sintático
Independentemente da tua opinião, já sei o que vou fazer.
ex. 2: o adjetivo 'relativo' implica ' ser relativo a algo / alguém'
o advérbio 'relativamente' seleciona, de igual modo, um complemento
Relativamente ao assunto abordado, não concordo com o que foi dito.
ex. 3: o adjetivo 'paralelo' implica uma relação com algo com que referencialmente concorre
o advérbio 'paralelamente' requer um complemento
Paralelamente à situação vivida, Bernardo Soares contrapõe a realidade sonhada.
(ii) advérbios como fora, dentro, perto, longe, acima, abaixo que implicam uma coordenada ou referência local / espacial ou afim
ex. 1: os advérbios mencionados implicam 'perto / longe de X', 'fora / dentro de X'
Ele permaneceu dentro da sala quando todos saíram.
Conheço muita gente que gosta de viver perto do mar.
Conheço muita gente que gosta de viver perto do mar.
(iii) advérbios como depois, antes expandidos por uma coordenada ou referência temporal que com eles concorrem
ex. 1: os advérbios mencionados implicam 'antes / depois de X'
Depois da aula, foram todos conviver.
Antes do inverno, o outono também tinha sido rigoroso.
Antes do inverno, o outono também tinha sido rigoroso.
(iv) construções com advérbios de modalidade apreciativa / avaliativa que selecionam um complemento (de tipo oracional)
Felizmente que a situação não ficou mais complicada!
Certamente que não vais fugir ao assunto!
(v) construções com advérbios como mais, menos, configurando enunciados de lógica comparativa
Ele estudou muito, mais do que os restantes alunos da turma!
Ela anda a comer muito pouco, menos do que o que deve.
(vi) construções com alguns advérbios que integram locuções conjuncionais subordinativas adverbiais (seguidas de um complemento de tipo oracional)
Sempre que chove, os guarda-chuvas saem à rua.
Ele é muito veloz, tão célere que fico cansado só de ver.
Com os sublinhados a assumirem-se como complementos do advérbio, apresentam-se os exemplos típicos de uma função sintática interna ao grupo adverbial (que tem o advérbio como núcleo). Destacam-se, ainda, as preposições que abrem a expansão do núcleo adverbial.
Atendendo às Aprendizagens Essenciais consideradas para o ensino secundário, ao nível do 12º ano estão contempladas (na gramática) atividades de análise sintática com explicitação de funções sintáticas internas à frase, ao grupo verbal, ao grupo nominal, ao grupo adjetival e ao grupo adverbial. É neste último grupo que deve ser abordado o complemento do advérbio, quando de tal se trata (e não do modificador do advérbio).
Na base do acima exposto e na distinção de expansões do núcleo adverbial que não sejam complementos, pode a exercitação deste conteúdo ocorrer com tipologias de exercícios diversificadas:
Na base do acima exposto e na distinção de expansões do núcleo adverbial que não sejam complementos, pode a exercitação deste conteúdo ocorrer com tipologias de exercícios diversificadas:
a) reconhecimento da função sintática interna em exercícios de seleção (escolha múltipla)
ex. 1
Assinale a frase cujo sublinhado assume a função interna do complemento do advérbio.
a) Hoje de manhã o céu não estava nada amistoso.
b) Naturalmente, quero a chuva longe de mim.
c) O trabalho ficou concluído ontem pela noitinha.
d) Todos se portaram impecavelmente naquele dia.
b) identificação da função sintática interna em exercícios de seleção (associação) distintiva (face a outros complementos e aos modificadores correspondentes)
ex. 2
ex. 3
Reconstrua as frases propostas, substituindo os sublinhados por um advérbio seguido do seu complemento.
a) Com o calor sentido, todos ficaram no exterior da casa.
b) Graças a Deus que a turma toda se portou espetacularmente no museu.
c) Ao contrário do desfecho esperado, o final da história até foi feliz.
d) Vou tirar umas férias em conjunto com a minha família.
Depois das propostas formuladas, interessa dizer que, para estudar esta função sintática interna, as fontes mais acessíveis são as Gramática do Português, da Fundação Calouste Gulbenkian (vol. II, pp. 1583-1590), e Gramática da Língua Portuguesa, da Caminho (pp. 419-432).
Novidades a trabalhar, por certo, mas com a sustentação que os mais recentes contributos da linguística trazem para uma categoria bastante heterogénea e complexa, pela versatilidade de posição na frase, pela variabilidade de modificação de constituintes (não só dos verbos) e pela derivação/composição do termo nuclear.
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