Há que contentar com o gesto simpático!
De resto, nada mais se pode pedir, quando se escreve mal.
Certo é que 'pôr' tem acento gráfico (circun-flexo) na sua grafia. O mesmo não sucede com os com ele formados ou a ele fonicamente asso-ciados na sílaba final de verbo, na forma do in-finitivo - como 'ante-por', 'compor', 'contra-por', 'descompor', 'dis-por', 'expor', 'impor', 'propor', 'repor', 'supor' e afins -, conforme já o indiquei em aponta-mento anterior.
Se o contraste 'por' (preposição simples) / 'pôr' motiva a distinção gráfica, o mesmo não sucede com os restantes termos atrás mencionados. Sublinhe-se o facto de estar a considerar-se formas verbais no infinitivo (o que nada tem a ver com as formas conjugadas, como 'antepôs', 'compôs', 'contrapôs',...).
Tipicamente as palavras terminadas em 'r' são agudas e não requerem acentuação gráfica - eis a razão para o infinitivo dos verbos e, por conversão, as formas nominais / nominalizadas não apresentarem acentos.
Agradeço o gesto, portanto, mas ficaria mais grato pela ausência de acento.
Olá, Vítor.
ResponderEliminarFazes bem em repetir, porque o acento circunflexo foge tantas vezes do verbo 'pôr' para pousar em verbos que não o querem!
Um abraço e bom feriado.
Dolores
Ai, Dolores!
EliminarFuga atrás de fuga!
Já não dá para os agarrar!
Beijinho.
VO