terça-feira, 15 de maio de 2012

Nem quero acreditar!...

     Registo: estou em período de formação / deformação.

     Esclareço: o tema é o da avaliação e nisso tenho expectativas de vir a ser formado (ainda sou crente neste capítulo).
     Pena é que saia deformado, na língua, por uma plataforma cujas 'Definições' me apresentam, ao nível dos contactos, a seguinte "pérola" da língua (só para referir a primeira, que não deixa esquecer a ausência da seleção da preposição 'de' com o verbo 'precisar'; a ambiguidade sintática do 'por exemplo o Quicktime', que até parece, à primeira leitura, um tipo de som):

      Assim sendo, não pode haver formação em tudo. Formado em avaliação, deformado na morfologia e na conjugação do verbo 'haver'. 

     E ando eu a dizer aos meus alunos que 'haver', enquanto verbo principal, não tem plural ("Há um, havia dois, houve três... milhões até. Só o 'haver' auxiliar tem plural, o mesmo não se diz do principal"). Com uma musiquinha bem entoada, até o "moodle" não leva a mal.

2 comentários:

  1. Olá, Vítor

    É caso para dizer: "em casa de ferreiro, espeto de pau".
    Na criação destas plataformas, deveria haver revisores de erros. Se assim fosse, prestariam um melhor serviço ao país, porque muita gente a elas acede. Estando ligadas a circuitos universitários, não se entende que não haja essa preocupação. Realmente custa a acreditar.

    Continuação de boas viagens linguísticas na Carruagem 23.
    Dolores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...
      Caso para dizer: "Cantemos nós, ay amigas, sô aquestes erros (de)formativos"

      Não havia necessidade!

      Eliminar