sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Noite de estreia no cinema

     Em noite de estreia de mais um filme de Batman, 'O Cavaleiro das Trevas Renasce' (The Dark Knight Rises) fica entre a previsibilidade do enredo e a espetacularidade dos efeitos fílmicos.

     Estamos em tempos de precisar de heróis, nesta luta já clássica entre o mal e o bem.
    Com a crise instalada na cidade, a entrega desta última ao "poder do povo" não mais é do que a deturpação dos princípios, num maniqueísmo típico de quem se deixa dominar pela sede de poder e se deixa levar ou pela anarquia ou pelo jogo das perversões e dos interesses.


     É nesta metáfora dos tempos (modernos), de desafio mais psicológico do que físico, que Batman ressurge, num registo que fecha uma trilogia épica  (Batman, o Início - Cavaleiro das Trevas - O Cavaleiro das Trevas Renasce), de ação, em que o bem tarda, por mais previsível que seja o sucesso diante de provas a superar e da força dos vilões a enfrentar. 


      Depois de 'O Joker' (segundo filme), a cidade de Gotham vê-se nas mãos de Bane (Tom Hardy), um líder terrorista que ascende à luz, a uma posição ou a um ideal, ameaçando Gotham com a destruição nuclear. Batman vencê-lo-á (auxiliado pela Catwoman), libertando a cidade do perigo, é certo; mas várias descobertas e uma revelação de um outro vilão (desta feita uma vilã) acabam por prender o espectador a uma intriga artificiosa, também acompanhada de vários efeitos visuais e sonoros potentes, sem ter de se recorrer ao já habitual 3D.
   Três são os trailers oficiais para o filme, que põe fim a uma saga interpretada por Christian Bale, enquanto Homem-morcego portador da justiça e do bem, num mundo feito de destruição, caos e desordem.


     Assim se reconhece a necessidade de heróis.

   Com este novo filme de Christopher Nolan, retrata-se o ceticismo das vivências numa grande cidade e como este pode conduzir a uma situação ainda mais perversa - mensagem que teve tanto impacto quanto a estreia da película nos Estados Unidos da América (Colorado), onde um estudante disparou indiscriminadamente para uma plateia (possíveis reflexos de heróis que se afirmam num cenário de violência e adrenalina banalizado, como os do filme em causa).

Sem comentários:

Enviar um comentário