sábado, 15 de dezembro de 2012

E o fim do mundo chegou mais cedo

     A televisão noticiou hoje uma das piores notícias a que o mundo pode assistir.

    Numa escola infantil em Connecticut (Sandy Hook Elementary School), um jovem de vinte anos (Adam Lanza) atirou sobre um grupo de crianças, levando vinte delas à morte, ferindo outras, aterrorizando muitas mais. 
   Uma professora cumpriu o seu dever, protegendo algumas delas no desespero pela sobrevivência, e pagou com a vida esse seu gesto, junto com mais seis adultos.
   Trata-se de uma das maiores tragédias na história dos Estados Unidos da América e está a colocar em discussão a facilidade de aquisição de armas, a ponto de as tornar acessíveis a um jovem que, no mínimo, a par da declarada quietude e timidez, só podia ser portador de uma disfuncionalidade mental (por momentânea que seja) a ponto de ser dominado pela loucura que o conduziu ao massacre de crianças inofensivas.
   Olhar para a cara de doze delas, numa montagem fotográfica feita de sorrisos, alegria, inocência e avidez perante a vida, é sinal de incredulidade; também da atrocidade, da brutalidade e do horror de que o Homem é capaz, na impotência assumida perante forças e instintos que o dominam, impedindo-o de ver o bem que possa estar à sua frente.

    Dia 14 - o fim da vida para muita gente que procurava construir, numa escola, a extensão da vida, o renovar dos ciclos de humanidade. É o fim do mundo, por aquilo que não se consegue explicar e por tudo aquilo que um país, uma sociedade, uma família, um ser não conseguiram fazer.

4 comentários:

  1. É este o abismo que me assusta: o fim do mundo que mora dentro de cada um de nós.

    E não é necessário que se seja portador de "uma disfuncionalidade mental". A loucura que mora bem no fundo do abismo pode "espreitar-nos" a qualquer momento!

    Um Natal muito, muito triste para as famílias de todos os envolvidos neste absurdo!...

    Aprendamos, com isto, a conviver com as nossas fragilidades, para que estas não nos apanhem ao virar de uma qualquer esquina.

    Mas que assusta, assusta!

    Um santo Natal para ti e para os teus!
    beijinho
    IA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, essa loucura interior, que nada possa ter de são, é uma disfuncionalidade mental. E das mais graves.
      E não é só o natal que será triste. É antes, é depois e será sempre, a cada dia nascido.
      Tudo de bom, para ti e para os teus, para qualquer dia.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Deste caso - que a todos horrorizou - ficou-me a notícia de uma jovem professora que salvou os seus alunos, metendo-os num armário e convencendo-os de que era um jogo que exigia silêncio. Infelizmente ela não pôde continuar o jogo da Vida.

    Um abraço
    Dolores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Lembrei-me do filme "A vida é bela!", no qual um pai liberta o filho da violência nazi ainda que ambos estejam a vivenciá-la.
      No final, também o pai não pôde continuar o jogo da vida. Deu ao filho a estratégia para lidar com a maior das adversidades.
      E depois digam que tudo não passa de filme! "È vero!"
      Bj

      Eliminar