sábado, 23 de maio de 2015

Sem comentários (quando todos eles deviam ser mais do que justificáveis)!

      Mais uma prova da qualidade dos serviços centrais de educação.

     Quando a todo o tempo se critica aqueles que falam mal e, consequentemente, o refletem da pior forma na escrita, eis que o péssimo exemplo vem de cima: num questionário  do Observatório de Trajetos de Estudantes do Ensino Secundário (OTES), elaborado pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Foto adaptada a partir da divulgada por Jorge Sintra a 22 de maio
(in https://www.facebook.com/photo.php?fbid=862202800531569&set=a.622798887805296.1073741825.100002255728468&type=1&theater)

      Um documento destinado a ser aplicado a todos os alunos que completam o 12° ano, segundo o que foi dado a conhecer na plataforma online desde o início do corrente mês.
      Exposição ao erro: confundir a conjugação verbal da segunda pessoa do plural (vós frequentastes) com a do singular (tu frequentaste), no pretérito perfeito, é falha comum que muitos professores de Português contrariam, mas que os serviços educativos não deixam de promover (pela própria ausência de controlo e/ou validação dos escritos que torna públicos).

      É difícil remar contra uma maré que, não sendo exemplar, se impõe e faz dos que a contrariam uma "rāra avis" - tão rara que chega quase a ser desautorizada ou, no mínimo, relativizada por quem a deveria forçosamente legitimar. E não se pode dizer que seja um exemplo sem história, tanto para docentes (com direito a reincidência inglória) como para discentes (no caso deste apontamento).

Sem comentários:

Enviar um comentário