terça-feira, 5 de maio de 2015

Uma letra de canção muito útil

    Na sequência da comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, há dois dias, fica para memória futura a canção da Rádio Comercial.

   Numa versão da cantiga dos D.A.M.A ("Às vezes") e com a colaboração de Vasco Palmeirim, chegou aos ouvintes "Às Vezes (Escuto e Observo Erros de Português)" - uma ideia criativa para lembrar que não se deve maltratar o Português. Assim se ouviu uma letra útil em registo paródico naquele que foi o dia promovido pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a celebração do idioma que a une e a justifica:

Um segmento do que se pode ver / ouvir em https://youtu.be/65Eysv1vR4Q

     E porque a rir se dizem grandes verdades, fica uma combinação interessante do "top" dos erros que grassam por aí na escrita e na fala do idioma de Camões. Muitos são os exemplos comuns às chamadas de atenção formuladas nas aulas de Português.
    Outros casos poderiam ter sido considerados. Por exemplo, o verbo 'METER' em tudo quanto é sítio, sem que tal seja possível. Lembro-me também, por exemplo, de ainda há poucos dias ter alertado, por mais de uma vez e para grande espanto de alguns alunos, que a expressão "ter A VER com" nada tem a ver com o verbo HAVER. Normalmente, a primeira aparece mal grafada, até por os falantes tenderem a produzir mal a respetiva realização sonora (abrindo o som [a], o que não deveria acontecer).

     Seja esta letra de canção decorada como muitas outras e haverá a esperança de que alguns destes erros não sejam mais cometidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário