terça-feira, 16 de outubro de 2018

Entre a excelência e os superlativos...

    ... é difícil a concentração de tanto erro!

    Quando o discurso ou a retórica da excelência e do sucesso me são dados a ouvir ou a ler, espero sempre pela coerência dos atos ou das palavras. Nada como ir das palavras aos atos. Pena é quando tal não acontece. Gosto pouco de palavras vazias, sem sentido ou que não refletem a mensagem pretendida. É disso exemplo o anúncio seguinte:

Publicidade enganosa no que dá a ler (Foto VO)

     O superlativo não tem o acento gráfico devido (finíssimo); esplêndidos, a ser bem pronunciado, nunca daria lugar no escrito à sílaba 'ex'; a maiúscula de 'bolos' só por destaque ao produto se compreende, ainda que sem razão gramatical; a ausência de vírgula à esquerda do vocativo intercalado resulta em erro grave de pontuação ("Olha, minha amiga, são...").
    E no meio de tudo isto, uma exclamação sem o ponto gráfico do sinal é o absurdo na representação gráfica.

    Conclusão: acho que vou comer um bolo, dulcíssimo ou o mais esplêndido possível, para, meus amigos, esquecer este singularíssimo momento de despautério publicitário (só faltava, para ridículo total, a primeira palavra ter hífen).

2 comentários:

  1. Ao ver a imagem, antes de ler o texto e o comentário final, o meu primeiro pensamento foi justamente: "Incrivelmente, "aliaste" está bem escrito".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, seria bem mais comum o erro do hifenzito no verbo. Porém, as realizações fonéticas do 'esplêndido' confundidas com 'excecional' dão lugar a outro erro que grassa por aí na escrita e na oralidade. Quanto à acentuação do 'íssimo', anda esquecidíssimo, também. Enfim...
      Cruzei-me pela primeira vez com esta imagem há uns três anos, mas ainda deve haver alguns exemplares pela Arcádia. Neste fim de semana, apanhei um; a empregada, coitada, teve de me ouvir a pedir desconto na conta, dada a exposição ao erro.
      É preciso ter sorte com os clientes!

      Eliminar