quinta-feira, 19 de maio de 2022

Rumo ao mar

      Comemorando o Dia da Escola Azul.

     Ficam uns versinhos para a ocasião, quando céu e mar se tornaram mais azuis, na humanidade de um cordão com olhos postos no horizonte:

      Saíram da escola e das salas de aula,
      animados com uma bandeira na mão.
      Desceram a cidade, foram até ao mar,
      com vontade de formar um cordão.
 
Apontamentos de um dia frente ao mar em cordão humano (montagem vídeo - VO)

     Assim se resume a celebração do Dia Escola Azul, levada a cabo pelo Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, em parceria com o programa Escola Azul (Ministério do Mar), a Estação Náutica de Espinho e a Câmara Municipal. 
     O propósito de formar um cordão humano pelo Oceano permitiu juntar alunos, professores, famílias, entidades parceiras da comunidade local - uma rede que se pretende coesa no ato de educar e no propósito de alertar para o que mais nos tem de aproximar para haver futuro
   Ver o mar e sensibilizar para a importância da preservação ambiental e dos ecossistemas marítimos, enquanto património da humanidade e do bem comum, foram objetivos conseguidos, num dia que, abrilhantado pelo sol e pelo calor, convidou a população a juntar-se, a dar mão a uma causa conjunta.

     Porque o mar é origem de vida, este foi dia vivo, tomado dessa energia que torna o espírito livre e  dedicado a movimentos de preservação e sustentabilidade ambiental.

7 comentários:

  1. Uma boa iniciativa, sobretudo se frutificar dentro de cada um. Que não seja apenas O Dia do Cordão Humano pelo Mar.

    ResponderEliminar
  2. Assim se espera: todos os dias.
    Obrigado pela mensagem.

    ResponderEliminar
  3. Escola para além da sala de aula! Aprendizagens significativas! Parabéns a todos os envolvidos! Excelente iniciativa… 🥰🍀

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Vítor, pela iniciativa. De certeza que haverá muitas mais às quais estarás ligado, nessa cidade com mar ao fundo, para que o ambiente seja acarinhado e preservado e haja sorrisos abertos ao futuro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Dolores.
      Esperemos bem que sim, que haja muitas mais.
      Beijinho.

      Eliminar