Depois do dia de ontem e do tema dos fatos no encontro Trump / Vance - Zelenksy, lembrei-me da "importância" dos trapos.
Cerca de 470 anos depois, o Sermão de Santo António (produzido a 13 de junho de 1654, em S. Luís de Maranhão) ganha uma configuração contextual distinta e mantém a atualidade do tema dos "trapos" (hoje diria, dos fatos) e de como estes "cegam" alguns homens (que mais parecem tubarões, bem mais irracionais do que qualquer ser humano).
Porque não usa um fato? - pergunta um jornalista próximos de uns vaidosos com mania de poderosos, enfatuado, numa postura tão doentia e viciosa quanto "cega" dos afins. Atirando areia para os olhos dos (tel)espectadores, procura fazer crer que no "trapo" está a diferença. Triste vaidade ou presunçosa autoridade que nem todos seguem. Ainda bem!
Lembre-se o trecho vieirino, no capítulo IV (Repreensões em geral):
Lembre-se o trecho vieirino, no capítulo IV (Repreensões em geral):
"Toma um homem do mar um anzol, ata-lhe um pedaço de pano cortado e aberto em duas ou três pontas, lança-o por um cabo delgado até tocar na água, e em o vendo o peixe, arremete cego a ele e fica preso e boqueando, até que, assim suspenso no ar, ou lançado no convés, acaba de morrer. Pode haver maior ignorância e mais rematada cegueira que esta? Enganados por um retalho de pano, perder a vida? Dir-me-eis que o mesmo fazem os homens. Não vo-lo nego. Dá um exército batalha contra outro exército, metem-se os homens pelas pontas dos piques, dos chuços e das espadas, e porquê? Porque houve quem os engodou e lhes fez isca com dois retalhos de pano. A vaidade entre os vícios é o pescador mais astuto e que mais facilmente engana os homens. E que faz a vaidade? Põe por isca nas pontas desses piques, desses chuços e dessas espadas dois retalhos de pano, ou branco, que se chama Hábito de Malta, ou verde, que se chama de Avis, ou vermelho, que se chama de Cristo e de Santiago, e os homens por chegarem a passar esse retalho de pano ao peito, não reparam em tragar e engolir o ferro. E depois disso que sucede? O mesmo que a vós. O que engoliu o ferro, ou ali, ou noutra ocasião ficou morto; e os mesmos retalhos de pano tornaram outra vez ao anzol para pescar outros. Por este exemplo vos concedo, peixes, que os homens fazem o mesmo que vós, posto que me parece que não foi este o fundamento da vossa resposta ou escusa, porque cá no Maranhão, ainda que se derrame tanto sangue, não há exércitos, nem esta ambição de Hábitos.
Mas nem por isso vos negarei que também cá se deixam pescar os homens pelo mesmo engano, menos honrada e mais ignorante-mente. Quem pesca as vidas a todos os homens do Maranhão, e com quê? Um homem do mar com uns retalhos de pano. Vem um Mestre de Navio de Portugal com quatro varreduras nas lojas, com quatro panos e quatro sedas, que já se lhe passou a era e não têm gasto; e que faz? Isca com aqueles trapos aos moradores da nossa terra: dá-lhes uma sacadela e dá-lhes outra, com que cada vez lhes sobe mais o preço; e os Bonitos, ou os que o querem parecer, todos esfaimados aos trapos, e ali ficam engasgados e presos, com dívidas de um ano para outro ano, e de uma safra para outra safra, e lá vai a vida. Isto não é encarecimento. Todos a trabalhar toda a vida, ou na roça, ou na cana, ou no engenho, ou no tabacal; e este trabalho de toda a vida, quem o leva? Não o levam os coches, nem as liteiras, nem os cavalos, nem os escudeiros, nem os pagens, nem os lacaios, nem as tapeçarias, nem as pinturas, nem as baixelas, nem as jóias; pois em que se vai e despende toda a vida? No triste farrapo com que saem à rua, e para isso se matam todo ano.
Não é isto, meus peixes, grande loucura dos homens com que vos escusais? Claro está que sim; nem vós o podeis negar. Pois se é grande loucura esperdiçar a vida por dois retalhos de pano, quem tem obrigação de se vestir, vós, a quem Deus vestiu do pé até à cabeça, ou de peles de tão vistosas e apropriadas cores, ou de escamas prateadas e douradas, vestidos que nunca se rompem, nem gastam com o tempo, nem se variam ou podem variar com as modas; não é maior ignorância e maior cegueira deixardes-vos enganar ou deixardes-vos tomar pelo beiço com duas tirinhas de pano? Vede o vosso Santo António, que pouco o pôde enganar o mundo com essas vaidades. Sendo moço e nobre, deixou as galas de que aquela idade tanto se preza, trocou-as por uma loba de sarja e uma correia de Cónego Regrante, e depois que se viu assim vestido, parecendo-lhe que ainda era muito custosa aquela mortalha, trocou a sarja pelo burel e a correia pela corda. Com aquela corda e com aquele pano, pescou ele muitos, e só estes se não enganaram e foram sisudos."
Não é um fato que põe fim à guerra nem a ausência dele a alimenta. Também não é um fato que faz de algum ser um senhor - alguns há que o vestem e não fazem jus nem à posição que têm nem à hombridade ou urbanidade que deveriam revelar como seres humanos.
A inteligência humana não é forte, poderosa, quando encontra subterfúgios, estratagemas, ardis humilhantes (como os da retórica centrada em pedaços de pano, um fato, assumidos como sinais de respeito e de dignidade).
Felizmente, há quem não se deixe iludir pelo "fato", pelo retalho de pano, que, na verdade, não é mais do que engodo; tem a clareza de assumir uma indumentária que, no seu profundo simbolismo, não se compagina com "negociatas" de uns vaidosos que pretendem impor acordos de minérios (tal qual o ferro do anzol, que mata muitos peixes).
O visionário Padre António Vieira abordou metaforicamente, num sermão, os problemas do seu tempo, para espaços intercontinentais; hoje há quem procure engodar, também na intercontinentalidade, a rendição de um país e de um povo recorrendo à necessidade de um fato, enquanto sinal de legitimidade e dignificação nos atos. Não sejam os "homens de fato", estes sim, a conduzir a humanidade para outra(s) guerra(s).~!
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