sábado, 12 de dezembro de 2009

Do acto ao facto

     Apresentação pública de uma nova associação recreativa e cultural em Gondomar - ou de como um acto de juventude se faz facto cultural.

      Dia in Skené, ou melhor, noite in Skené. E eu in kreváti.

      Muitos assistirão ao 'Tudo em Pessoa(s)';
      eu fico-me pela imaginação.
      O gosto de um palco vivido e contracenado no público não foi para mim.
      Espero que o seja para os que me apoiaram na loucura
      de partilhar uma recriação pessoana
      feita de muitos versos,
      feita de múltiplas vozes,
      feita de ensaiados gestos,
      feita de ousada representação.

      Tudo começará com o escuro...
      com uma melodia...


      com uma voz transcendente... entre muitas outras presentes...
      ... e os sentidos possíveis.

      Assim foi pensado o reencontro do público com Ofélia e Pessoa.
     Entre o lamento de não estar onde não posso e a convicção de que muitos darão vida a um sonho, fica o desejo de que este nascimento seja mais um sinal da esperança ambicionada.

4 comentários:

  1. Vítor,

    Estás melhor? Sem voz roufenha, medicamentos e febre? Espero que sim! E, mesmo assim, não perdes tempo, sacas de um livro, imaginas-te em cena, entras na carruagem...

    Muito bem! E muito gira foi também a ideia posta ontem em prática: «Tudo em Pessoa(s)». Claro que a tua voz e presença ainda enriqueceriam mais, mas foi muito bonito. As tuas sempre-alunas estavam muito motivadas; a Ivone, uma Ofélia a pedir e a dar mimo; o Manel, teatral como já nos habituou, etc. A Licínia também esteve muito bem. As luzes do palco ficam-lhe bem!
    Foi uma ideia muito gira!

    A continuação das melhoras!
    Beijinho
    Dolores

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, amiga.

    Isto está penoso e dorido, acima de tudo. Não é doloroso, mas angustia tanta fragilidade nossa para combater esta praga. E o tempo que passa...
    Estou feliz pela prestação dos nossos meninos e dos nossos senhores doutores (em comum, são loucos como eu para aventuras destas e, depois,...é isto: deixo-os na mão).
    Resta-me ficar-lhes eternamente agradecido por não terem deixado morrer a loucura.
    Obrigado por teres comparecido ao evento.
    Bjs
    VO

    ResponderEliminar
  3. Mas, tu estiveste lá! Batemos-te palmas e tudo...
    Foi muito bonito! Momentos houve em que pensei que estava em Hollywood... pelo menos os apresentadores assim o deram a entender. Eh eh eh...
    E depois, houve poesia, dança e outras coisas mais. Tudo com Pessoa(s), com muitas pessoas - no palco e por entre as outras pessoas, o público. Porque foi assim que eu percebi o que era ser "in Skené": estarmos todos (actores e espectadores) alternando os nossos papéis, como na vida!
    Não estiveste fisicamente (os vírus também quiseram estar in skené em ti), mas estiveste no espírito da "Cena" e de todos os que gostam de ti!
    As melhoras e beijinhos!
    Isaura

    ResponderEliminar
  4. Realmente, em espírito não podia estar mais. Mas sou mesmo limitado! Os meus olhos e ouvidos são muito do sensível; nada inteligível. Como gostava de ter visto e aplaudido. Se me bateram palmas, espero que tenham batido muitas mais a quem deu corpo ao texto - não fossem eles e a iniciativa deles, e tudo ficava 'em espírito'.
    Obrigado por teres participado no evento, amiga.
    Bjs
    VO

    ResponderEliminar