quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Por mais este Natal...

       Há quem diga que é das noites mais bonitas do ano.

      No escuro de uma noite chuvosa e fria, ao calor de uma lareira e à luz das lâmpadas de uma sala, bem como dos clarões intermitentes tanto do pinheiro como do presépio, uma mensagem nasceu:














Postal Doméstico - II
(Dezembro, 2009)
VO





Apagado o céu
que azulou o mar,
esfriado o tempo
que se olvidou do sol,
busca-se nova estrela
que ilumine a nossa esperança;
que nos guie até ao milagre.


Por cada ser humano
que noutro se queira achar,
em cada prato na mesa
que de manjares nos console,
renuncia-se à treva
que cada anoitecer lança;
que impeça que o nascer se consagre.


É tempo de recuperar o calor luminoso do Natal!

Gondomar

       Assim se cumpriu mais uma noite que, para alguns, terá o encanto de nenhuma outra; para outros, no frio do tempo, viver-se-á o gelo da solidão; para outros ainda será o momento que antecede um novo dia. Entre o encanto e o sofrimento, esta é mais uma noite... de Natal.

2 comentários:

  1. E que sorte a tua, meu amigo! Sim, porque a tua foi, sem dúvida, uma Noite de Natal! Em casa, no aconchego dos que te querem bem, com luzinhas a piscar e tudo a que tens direito. E tanto piscaram que suscitaram a reflexão, a consciência de que nem todos vivemos o Natal que queremos e que deveríamos ter. Que O Natal é muito mais do que rabanadas e aletria e do que todos os outros lugares comuns a que já nos habituámos...

    E houve Natal. Na palavra que se fez poesia!
    E como já S. Lucas dizia: "No princípio era o Verbo", vamos acreditar que o teu verbo nos faça a todos um pouco melhores, para que os outros também sejam melhores. Uma espécie de Favores em Cadeia!

    E para que isto não se torne demasiado sério e lamechas, vamos lá comer uma rabanadita e beber um "bom tintol", porque nem só de pão vive o homem, mas, de facto, também disso vive. E com o estômago aconchegado, pensamos e sentimos muito melhor!

    Continuação de boas festas e de bons poemas... se possível bem azuis!

    bjnhos
    Isaura

    ResponderEliminar
  2. Amiga,

    Espero que o teu Natal também tenha sido aconchegante e feliz junto dos que te são queridos. E, de preferência, sem a gripezita dos últimos tempos.
    Quanto aos 'Favores em Cadeia', lá vou eu, por lembrança tua, rever um filme interessante (ainda que com final triste). Prova de que nem tudo pode ser azul.
    Bjs
    VO

    ResponderEliminar