sábado, 6 de março de 2010

Casa do Professor, em Braga, com gramática

       Depois do Porto e de Castelo Branco, o regresso ao Norte.

       À volta de oitenta professores ocuparam o auditório da Casa do Professor de Braga para mais um momento de reflexão sobre o ensino da gramática.
       Na lógica dos encontros já dinamizados, este pautou-se por algum espaço de interacção, resultante do próprio interesse dos ouvintes. As dúvidas impuseram-se, os casos propostos mereceram a resposta na linha do que ia sendo desenvolvido na comunicação.
       Esta centrou-se nos seguintes tópicos:
       . o ensino da gamática no contexto dos programas dos ensinos básico e secundário;
       . a progressão gramatical reflectida num trabalho de planificação / anualização;
       . a terminologia linguística ao serviço da formação docente e suas implicações no discurso pedagógico-didáctico;
       . exemplificação do ensino da gramática: um caso de oficina gramatical  partir de um texto concreto;
       . a gramática com sentido: entre a pertinência e a interface sintaxe-semântica.
      Esta alargou-se para outros tópicos que implicaram a explicitação de uma outra visão do funcionamento dos departamentos / grupos disciplinares, de um posicionamento docente mais autónomo e legitimamente sustentado numa formação inicial e contínua atenta às especificidades do nosso objecto de trabalho e de estudo: a língua.

      A todos os que se predispuseram a assistir a este encontro e particularmente aos muitos que se mantiveram até ao final, impõe-se o agradecimento pela atenção e pelos desafios criados na interacção, certamente motivados pelas necessidades que fazem tantos profissionais procurar este tipo de sessões.

Sem comentários:

Enviar um comentário