sábado, 3 de julho de 2010

Chegou o que havia sido anunciado

    Primeiro o prometido ou anunciado... depois o devido. Em tempo de verão, há uma "Bola de Neve" que gela mesmo quem acha que o bullying não é uma das questões quentes nas relações humanas.

    A ideia de um trio (R3 Produções) que, de R, tem o espírito do que é realizável, reanimador; do reconforto, do reconhecimento e da recreação. E também da reflexão.

   
    A 'bola de neve' sugere todo um processo que sai do nosso controlo, o acumular que pode conduzir ao perigo dos extremos (a ser consciencializado, para poder ser evitado).
   E 'bullyings' há muitos nesta vida (nas ruas, nas escolas, nos espaços domésticos, nas pessoas, nos media, nos actos e nas palavras). Nada como nos despedirmos deles todos, para que ela se torne mais salutar, dando lugar ao que se possa construir sem violências, sem medos, sem perseguições.
  
    Uma realização que não deixa de lembrar a primeira experiência que visionei, há cerca de um ano: "Um Programa Sucinto", feito de contratos de leitura. Já nessa altura se marcou pela diferença. Parabéns ao grupo da produção, da realização e da representação.

4 comentários:

  1. Tadinho do "meu" Ruizinho! Vítima dequela coisa com nome inglês que invadiu as nossas escolas! Tadinho do "meu" David, que também é Rafael e que acredita que as armas só assustam! E o "meu" Ricardo, que, tirando a cena de pancadaria, ainda apareceu com um caderno A4 na mão, em pleno recreio! A ler! Quiça a estudar!? Afinal, os miúdos aplicam-se!
    E aquele locutor, já no fim da peça?! Não querem ver como ele se saiu tão bem! Acho que é um tal Vítor Oliveira!

    Bem, falando a sério, os pequenos saíram-se (mais uma vez) muito bem, sensibilizando para um problema actual, que, como tu tão bem dizes, não se restringe aos muros da escola. Enfim, é espelho da sociedade que temos!
    Tecnicamente, não sou a pessoa mais indicada para me pronunciar, mas gostei muito da representação. Não sei se, no próximo ano lectivo, estes três realizadores serão "meus", mas, se o forem, acho que só terei que trabalhar com eles alguns problemazitos de dicção/volume. Apreciação final: Muito Bom! (Seria excelente, se não fosse a tal dicçãozita)

    Parabéns a todos.
    IA

    ResponderEliminar
  2. Ó amiga,

    Também querias que uns rufias se pronunciassem em registo culto?!A norma portuguesa é para a sala de aula. Deixa os rapazes representarem a variedade dos 'gunas'.

    Quanto ao resto, tu falas num locutor de rádio; nós idealizámos a coisa para locutor de televisão; mas... OK. É sempre 'media'.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olho e vejo o «meu» Bruno, o «meu» Fredy, o «meu» Chico, o «meu» Rúben... Eles, que não são nada hostis, abriram também as hostilidades. Ou melhor, a lição do que não se deve fazer para que a «vida seja mais salutar».

    Um bom tema para abordarmos no próximo ano lectivo. Se forem meus alunos, é claro. Se não forem, poderemos falar na mesma porque a amizade pode ser uma boa bola de neve.

    Um beijinho para todos: realizadores, produtores, actores, professores...

    DG

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Dolores, pelo teu comentário.
    Pelos vistos, andamos todos a sensibilizar para um tema que, felizmente, anda algo distante de nós.
    Que assim permaneça, e que sejamos atropelados por muitas bolas de neve da amizade.

    ResponderEliminar