sábado, 23 de março de 2013

Raízes... com; raiz... sem

    Agora que anda por aí mais um filme com imagens de Lisboa (Comboio Noturno para Lisboa), lembrei-me de um outro, português, que também se rendeu à capital.

    O filme de Paulo Rocha, "A Raiz do Coração", foi dedicado aos realizadores Jean Renoir e Frederico Fellini e também homenageou a capital portuguesa. Lisboa é a personagem principal, mostrando-se como cidade de futuro, mágica e colorida, sem esquecer as raízes do seu passado.
    Muito questionador dos hábitos e costumes tradicionais, a película é apresentada, em capa de DVD, da pior forma possível (ou, estrategicamente, quebrando as tradições gráficas).
     Dizem as regras ortográficas que o 'i' e o 'u' quando precedidos de vogal com a qual não formam ditongo não são acentuados graficamente, particularmente os seguidos de 'l, m, n, r, z' que não iniciem sílabas. Daí escrever-se, sem acento, 
. juiz;
. raiz;
. paul;
. Raul;
. ruim;
. Saul.  
     Fosse o título no plural, já não haveria problema, pois, a forma correta seria acentuada: raízes (tal como juízes). Contudo, no singular, "Raiz" nunca teve acento.
     Escritas destas, como as da capa, são escusadas.

    Valha-nos Manuel de Oliveira, que se deixou encantar pela capital do Norte e nos ofereceu um Aniki Bobó, a preto e branco e com os devidos acentos.

2 comentários:

  1. Olá, Vítor
    Lendo o teu texto, lembrei-me de outras palavras que, muitas vezes, vemos com acento, como julgo ser o caso de campainha e rainha.
    Tenho um aluno que se chama Raul e que põe sempre acento nesse primeiro nome. Será difícil corrigir porque está assim no CC.

    Um beijinho e continua a "acentuar" estes factos da
    língua que tantas vezes surge maltratada.
    M.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Dolores.
    Pois concordo contigo nessas outras palavras que já tive a oportunidade de comentar em apontamentos anteriores (nomeadamente o caso da 'rainha': http://carruagem23.blogspot.pt/2009/07/quando-rainha-deixa-de-ter-coroa.html).
    Quanto ao aluno, com nome mal escrito é que não! Só tem que reclamar, e sem qualquer despesa. Também já fui 'Vitor' por falha da funcionária e lá foi a reclamação para reposição da normalidade.
    Obrigado pela atenção.
    Beijinho.

    ResponderEliminar