terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Explicações em rede...

    Quanto não vale estas tecnologias serem aplicadas ao ensino...

    É o que se me figura pensar quando os alunos também aqui colocam questões (isto torna-se uma concorrência virtual - espero, virtuosa, também) aos centros de explicações).

    Q.: Professor, tenho uma dúvida. Li num filme 'Aonde' e fiquei confuso. Afinal é 'Onde' ou 'Aonde'?

    R.: Tudo depende da frase em que leste 'Aonde'. Estará correto, se a expressão de lugar associada depender de um verbo que seleciona a preposição 'a'. Por exemplo: 'chegar A um destino' (> Aonde chegar?), 'ir A um lugar' (> Aonde ir?), 'regressar A um local' (> Aonde regressar?), 'voltar A um sítio' (> Aonde voltar?), 'levar A um ponto' (> Aonde levar?), entre outros. Para questionares o local / sítio / lugar mencionados nos exemplos, poderás utilizar o advérbio interrogativo contraído com a preposição 'a' (Aonde).
        Já no caso de verbos que não requerem esta preposição, o interrogativo para lugar será 'onde': comer num sítio (> onde comer?), comprar num sítio (> onde comprar?), fazer num sítio (> onde fazer?), estar num sítio (> onde estar?), ficar num sítio (> onde ficar?).

      Espero ter sido esclarecedor, na indicação de que ambos os interrogativos são admissíveis, dependendo do verbo utilizado na frase lida no filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário