terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dúvidas de uma sintaxe complexa na subordinação (acumulada)

     De novo, a sintaxe com alguma elipse pelo meio.
     
     A consulta, desta feita, é motivada por uma questão orientada para a formulação / construção de um teste.

     Q: Olá, Vítor.
       Em “Insistindo numa ideia que, por tão óbvia, fica muitas vezes secundarizada no argumentário da política cultural” (linhas 7 e 8), a expressão sublinhada desempenha a função sintática de
       (A) modificador restritivo do nome
       (B) complemento direto
       (C) complemento indireto
       (D) modificador apositivo do nome
       concordas que a resposta correta seja a D? Não apresenta a causa? Não é modificador do grupo verbal?

       R: Olá.
       Discordo completamente da resposta proposta. Na verdade, não há sequer um cenário correto entre os quatro apresentados nas alíneas.
    A sequência dada é uma oração subordinada gerundiva, para uma subordinante que não está apresentada. Nessa subordinada, por sua vez, há um encaixe (assinalado pelas duas vírgulas utilizadas) com uma construção adverbial equivalente a 'por ser tão óbvia'. Portanto, 'por tão óbvia' é uma realização elíptica de um segmento frásico / oracional maior, o qual surge economicamente configurado sob a forma de um modificador do grupo verbal (ou de predicado), com o sentido próprio de uma subordinada adverbial causal.

     Sublinho, por fim, que o modificador em causa situa-se a um nível de análise dependente, interno (não o principal ou subordinante) a uma subordinada cuja oração matriz não se encontra citada.

Sem comentários:

Enviar um comentário