sábado, 11 de agosto de 2012

No castelo de D. Dulce, na Feira

     Regressar ao passado (bom!) para um melhor presente (maravilha!), que de crítico já tem que chega.

     Em terras de Santa Maria (da Feira) realiza-se mais uma viagem medieval - a décima sexta edição.
   Depois da vivência do ano passado, localizada no período histórico do 'Conquistador' D. Afonso Henriques (para alguns revisto como o "Fundador"), chega este ano, no período entre 2 e12 de Agosto, mais uma feira / viagem medieval.


   Na sucessão do pai surge o filho, D. Sancho I, o Povoador - à sombra do progenitor -, dando-lhe continuidade na ação de conquista e, depois, na de organização e povoamento. Assim cresceu o território e assim se estabilizou o reino, em pleno século XII.


     Entre tendas, animação, comes e bebes, a cidade vive a invasão dos turistas nacionais e internacionais. Revê-se o castelo altaneiro, encontram-se caras conhecidas, fazem-se algumas compras, come-se e bebe-se numa vivência consciente de que há passado para recordar e desejar.

    Espera-se, assim, pelo próximo ano, com D. Afonso II (O Gordo, em pleno século XIII) a reinar ou, em tempos de República, a presidir ao evento.

2 comentários:

  1. Nunca fui à Feira Medieval e gostava de ir. Este ano, tive muita pena mas não foi possível. Se Deus me der vida e saúde, como diz a minha mãe, quero ir no próximo ano. Para além de poder aprender sobre História de Portugal, haverá, como referes, muitos sabores e produtos que mais cor dão ao verão.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos para o ano que, na ordem natural da História, deverá ser dedicado a D. Afonso (O Gordo), já com a expectativa de que não haja tanta crise. Pelo menos, o cognome do rei é sugestivo para tal.
      Pode ser que, em vez de trazer uma caneca e uma malga, já se possa trazer o jogo de louça todo!
      Beijinho e continuação e boas férias.

      Eliminar