segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Do filme ao livro - à procura de um tesouro

     Há cerca de dois anos foi-me dado a conhecer o trabalho de uma aluna de 8º ano - um tesouro.

    A propósito do lançamento do livro O Tesouro, a autora Maria Clara Miguel foi recebida na Escola Secundária Garcia da Orta (Porto) e brindada com o seguinte trailer:


     A aluna responsável pelo trabalho (Sofia Cunha) divulgava assim, com primor, a aventura que Joana, Pedro e Afonso viviam nas cerca de cem páginas feitas de enigmas, mistério e ação. Conta a autora que, depois da apresentação feita, deu os parabéns à jovem aluna e lhe formulou agradecidamente todo o apreço sentido: ficava à espera do filme. Não é nada difícil perceber-se estas palavras.
     Na contracapa da obra, lê-se:

     "Algures no Norte do país, 
num solar, há uma estante proibida muito bem guardada. Numa manhã de agosto, desaparece um livro que esconde uma mensagem e dá-se, assim, início a uma caça ao tesouro! Conseguirão Joana, Pedro e Afonso 'ser inteligentes e acreditar', descobrindo, desse modo, o mistério?"


     No encalço de pistas muito enigmáticas, no (re)encontro com referências de muitos outros livros e textos da memória coletiva de muitos leitores, na crença de que se está prestes a chegar ao desenlace e à revelação, há um tesouro no final da narrativa. 
       O título não engana nem desilude ninguém. O livro recomenda-se.

      E mais não digo, porque há por aí uns jovens a ler / ouvir a história. No final, ficarão por certo mais ricos. Eu fiquei (apesar de não ser tão jovem quanto eles), tanto pelo que li como pela edição original que (junto com mais alguns poucos amigos) recebi.

6 comentários:

  1. Já estou quase a acabar de ler o livro, professor. Hoje à noite devo concluir a leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu vê lá, João.
      Vê se encontras o verdadeiro tesouro!
      Boa leitura.

      Eliminar
  2. Foi uma manhã surpreendente aquela! Por vários motivos.
    Um deles deveu-se à Sofia, na altura, aluna a frequentar o 8º ano, numa turma dessa escola, que me recebeu muito bem e onde fui muito feliz! (Passe a redundância.). Hoje, estará no 10º e, sendo uma "espécie de Joana" (pelo menos, foi assim que eu a vi naquela manhã.), tudo irá "de vento em popa"! Com toda a certeza.

    Há uma frase dela de que não me esqueço. Iniciou a sua apresentação, dizendo aos colegas (o auditório estava cheio) "não há motivos para não se ler este livro: lê-se numa tarde e a linguagem é simples!". Para mim, isto foi ouro sobre azul. Eu não apresentaria melhor o meu Tesourito! Todos ali sentimos que ela gostou do que leu e eu pensei que "só" por "isto" já tinha valido a pena ter escrito aquela aventura! Muito obrigada, Sofia! Bem hajas! E espero ainda ouvir falar muito de ti, porque me disseram ali que tu eras bailarina!...
    Desculpa, Vítor, mas não posso deixar aqui de fazer três agradecimentos: a ti, pelo uso didático que tens dado, com criatividade, ao livro; à Sofia pelo amor que pôs na realização, melhor, na feitura (gosto desta palavra) deste trailer (Pode agradecer-se o amor?) e à nossa colega, também autora, Patrícia Silveira, que me convidou para este evento e que embelezou o momento com outras atividades: um power point com versos feitos por ela, tendo por música de fundo "a Valsa das Flores", de Tchaikovsky; um pequeno momento dramático, representado por alunas do 11º ano, que vestiam personagens saídas de "Os Maias", um dos livros referidos em "O Tesouro"... E pela sua simpatia, muita simpatia!
    Bem hajam todos!
    E, agora, espero que os teus meninos que andam a acompanhar a Joana, o Pedro e o danadinho do Afonso na descoberta do tesouro da avó Margarida não desistam de continuar a ler (seja este livro seja outro) e que acreditem. Acreditem sempre nas suas capacidades e na "força" do trabalho de equipa.

    Um beijinho e, mais uma vez, muito obrigada!
    Maria Clara Miguel (também IA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezadíssima Maria Clara Miguel,

      Não tem que agradecer pela divulgação de um livro que gostei muito de ler. Partilho-o com os meus alunos, para que eles descubram os tesouros que esta vida lhes poderá dar - alguns tão à mão e à vista de todos.
      Também ando com o 'meu' tesouro (em versão original) nas mãos.
      Beijinho.
      VO

      Eliminar
  3. Que bom é ver sempre o brilhozinho nos olhos da nossa Isaura Afonseca/Maria Clara Miguel quando fala das narrativas e poemas que produz e que partilha.

    E, quando os jovens entram nessa leitura, o brilho é ainda mais intenso.

    Tu, Vítor, tens divulgado bem esses "tesouros". E, neste caso, O Tesouro é mesmo um tesouro.
    Um abraço
    Dolores

    ResponderEliminar
  4. Um tesouro, de um nosso tesouro, para aqueles que ainda vão sendo um tesouro no nosso caminho.
    Enquanto der para acreditar nisso, vai dando para levar adiante esta vida que, de vez em quando, fica um tanto ou quanto fusca.
    Beijinho.
    VO

    ResponderEliminar