quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

'Auto da Barca do Inferno' encenado por António Feio

      Uma manhã no Teatro do Campo Alegre, com um texto vicentino de grande actualidade.

     Numa adaptação de Patrícia Castanheira e com a produção de Cultural Kids, Gil Vicente regressa, em palco, a um público que bem o conhece: alunos de 9º ano que lêem o Auto da Barca do Inferno (1517).
Imagem alusiva à corte vicentina
     Um texto de passado é tornado bem presente, captando-se a atenção dos jovens pelo recurso às novas tecnologias. Com elas se funde a representação, numa exploração da noção de perspectiva, de captação de diferentes planos - inclusive o dos bastidores, dados a conhecer numa espécie de visita virtual guiada por um diálogo ficcionado entre o dramaturgo e o filho, Luís Vicente.
   Dos conceitos associados à abordagem do texto dramá-tico, do percurso biobibliográfico vicentino, dos adereços, dos ensaios, dos actores e das actrizes, tudo se fala numa espécie de introdução à peça.
   Depois, o texto em acção: do quadro inicial do Diabo e do companheiro ao final com os Quatro Cavaleiros, sucedem-se as várias personagens julgadas após a morte. Fidalgo, Onzeneiro, Joane, Sapateiro... todos desfilam num balanço de vida a castigar (muitos) ou a premiar (poucos, e alguns de forma politicamente correcta).
      Interessante é o enquadramento que antecede o julgamento no juízo final: a passagem da vida para morte. Aos olhos do espectador uma simples movimentação de estrados, jogos de música e de luz permitem visionar a transição entre o que motivou a morte e o julgamento que se impõe na presença ora do diabo (alegoria do mal) ora do anjo (alegoria do bem).


Imagem alusiva à vida terrena do Onzeneiro
(colhendo a onzena)
  
Imagem alusiva à morte do Onzeneiro  
  Uns simples estrados, dispostos diferentemente para cada quadro, permitem ainda a sugestão do cais, a separação entre o plano da vida terrena (inferior) e o da vida após a morte. Sem barcas, está lá o rio (símbolo da passagem) e os espaços laterais cénicos destinados a cada um dos avaliadores.
    O cómico existe (no cumprimento dessa máxima vicentina do 'ridendo castigat mores'), sem que se caia no excesso, no ridículo, no inusitado.



      O aproveitamento pedagógico-didáctico da representação é evidente, sem que se coloque em desprimor o texto de autor e o espírito moralizador que a ele preside.

     Um momento bem passado, pela qualidade de representação e da encenação de António Feio (que vem ao nosso encontro num registo vídeo que testemunha a sua vontade de, ainda, 'mudar uma cena'). Um óptimo exemplo de equilíbrio entre a (re)criação artística e a fidelidade ao espírito intemporal da obra. Mesmo quando se assume que Gil Vicente é o 'pai do teatro português' (asserção questionável, tendo em conta as realizações teatrais que o antecederam), o mal torna-se menor, dada a qualidade literária que este autor quinhentista conseguiu impor aos textos produzidos para uma corte que não deixava de ser alvo de algumas das suas críticas.

2 comentários:

  1. Sou um aluno do 9º ano e ontem assisti a esta peça.
    Achei que não estava convenientemente trabalhada, sendo o Diabo uma personagem muito fraca e parecendo esta peça, por muitas vezes, uma peça de cariz pornográfico e não uma comédia do século XVI do grande Gil Vicente. Também os símbolos cénicos não estavam adequados, tendo, por exemplo, o Onzeneiro uma pequenina bolsa ao invés de um grande bolsão que representasse a sua cobiça e a sua ganância. No entanto, destacam-se dois aspectos pela positiva: a introdução à peça, visto que permite conhecer um pouco o grande mundo do teatro e permite valorizar as pessoas que se encontram nos bastidores; e a parte inicial de cada cena, uma vez que leva o espectador a conhecer o porquê da morte de cada personagem e, assim, leva-o a perceber o porquê de esta ser salva ou condenada.
    No geral, numa escala de um a dez, classificaria esta representação de "Auto da Barca do Inferno" com nota de cinco e meio.

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  2. Obrigado pelo comentário.
    Devo dizer que só vi a representação uma vez. Por comparação com outras propostas, de outras companhias, devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com o que vi.
    Em tempos distintos, certamente terá havido diferenças entre o momento em que vi a peça e o que motivou o comentário feito; as pessoas espectadoras foram, inegavelmente, diferentes e talvez até os atores possam ter sido outros.
    Talvez eu tenha vivido uma oportunidade mais feliz, o que me levaria a dar melhor classificação.
    Acrescento que a encenação de uma peça traz sempre algo de singular ao texto lido. Trata-se de uma recriação, cuja fidelidade pode sair mais ou menos comprometida. Não chamaria pornográfica à intenção de criticar um fidalgo que vivia do prazer e que esperava, primeiro, da amada e, só depois, da mulher solidariedade nas rezas. Eis a razão para o destaque dado à "cena de cama". Quanto ao 'bolsão', ele vale mais pelo que sugere (a intenção grande de roubar) do que pelo tamanho que tem ou seja dado a ver (até porque, nas palavras do Onzeneiro, vai vazio; responde-lhe o Anjo que já não no coração). O desnível pode ter sido explorado neste sentido: independentemente do tamanho físico, releva-se o sentido intencionalmente avaro da personagem condenada.
    Seja como for, é bom saber que há espectadores exigentes, críticos para o teatro que se vai propondo.

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