domingo, 17 de janeiro de 2010

Um espectáculo... porque é bom lembrar

      Depois da intensidade da manhã, a noite de ontem deu em teatro... no Auditório Municipal de Gaia.

        Baseado em textos de Luiz Francisco Rebello e com encenação de Oliveira Alves, "Moinhos de Medo" é um espectáculo no qual se combinam duas peças marcadas pelo toque temático da crise da vida humana, do desencanto, da desilusão, da trágica consciencialização do que não pode ser recuperado.
      De destacar, a dupla Aleixo Rodrigues - Isabel Castiajo, numa representação levada a cabo num palco minimalista, pleno de movimentação, de expressividade, de jogos de luzes e vozes.
     Um balanço de vida constrói-se, entre a percepção que dela se fez (mais a traição que ela possa ter cometido) e a alternativa que ficou por tomar. Ciclos de vida que se interrompem pelas forças com que o Homem depara (nomeadamente a sua, reflectida num livre arbítrio que a tudo pode conduzir).
     Um exemplo do palco da vida, da ficção que se transforma em realidade (pelo desafio e pela reflexão lançada aos que, do fingimento, recebem, na plateia, uma mensagem, um apelo para repensarem muito dos seus percursos do dia-a-dia).

     Porque há actores e actrizes que tudo têm para ombrear com nomes sonantes do nosso teatro, fica o registo de que é bom saber como alguns anos de experiência (e de notório saber e qualidade dramática) se conjugam com valores mais novos na representação.

2 comentários: