terça-feira, 9 de julho de 2013

Deve ser do sol...

   Nos dias de calor que nos têm abrasado, o sol tem efeitos perniciosos.

   E tem-nos na própria língua, pelo menos de alguns falantes que teimam em confundir o sol com património nobre ou aristocrático.
   Organizava algumas fotos de uma viagem a Sernancelhe-Viseu, ao Santuário da Nossa Senhora da Lapa, quando deparei com uma imagem ilustrativa das diferenças a fazer. Uma habitação à venda, com uma fachada fantástica e as cores do sol que dão ao verdete algum encanto.

Fotografia tirada em Sernancelhe-Viseu, junto ao Santuário da Nossa Senhora da Lapa (VO)

   Esta, sim, é uma habitação com aspeto solarengo (de solar), em dia que não deixou de ser soalheiro (de sol). Os dias só poderão ser solarengos se forem passados num solar (que não é adjetivo formado a partir de sol, mas o homónimo nominal para palácio ou habitação de família nobre). 

    Felizmente, o sol ainda vai sendo para todos (não apenas para os de sangue azul). Por isso, aproveitemos, da melhor forma, estes dias e tempos soalheiros.

2 comentários:

  1. Gostei da fachada. Promete!
    Gostei do jogo solarengo/soalheiro!
    Gostei do ar da tua nova fotografia, do ar aparentemente abatido, mas que eu prefiro ver como introspetivo (num sonhar para dentro, provavelmente a imaginar como seria viver em tal solar!),com a barbinha de dois dias, porque o tempo é de descontração e de fuga à(s)rotina(s)!
    beijinho e bons sonhos!
    IA

    ResponderEliminar
  2. Tu andas a imaginar coisas, amiga.
    Comparar o verdete à barbinha de dois dias... Hum...!
    Eu bem quero fugir à(s) rotina(s), mas estou em crer que não me deixam.
    Aguardemos por tempo(s) melhor(es), ainda que já esteja descrente em tal. Há "mesmismo" a mais!
    Bjs e venham os BONS sonhos!
    VO

    ResponderEliminar