quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Questões do outro lado do oceano (II)

    Mantendo o diálogo, em diferido, no espaço e no tempo.

   Uma nova questão para uma nova resposta (com muito que se lhe diga).

   Q: 2) Em "Eram assim teus cabelos; / tuas pestanas eram assim, finas e curvas" (Cecília Meireles), qual é a classificação morfossintática do 'assim' e do 'finas e curvas'?

   R: Os versos transcritos do poema 'Recordações', de Cecília Meireles, fazem parte das duas primeiras estrofes (dísticos) de uma composição poética, nas quais se lê o seguinte: "Agora, o cheiro áspero das flores / leva-me os olhos por dentro de suas pétalas. / Eram assim teus cabelos; / tuas pestanas eram assim, finas e curvas."
     O recurso ao texto-fonte revela-se-me uma necessidade, por não crer que seja ao nível morfossintáctico que a questão fica resolvida. Há uma dimensão textual a considerar para a funcionalidade do termo ‘assim’. Não bastasse o facto de a classe dos advérbios ser já de si heterogénea, o que convoca já por si alguma complexidade de análise, e logo a primeira questão colocada aponta para uma dimensão textual no uso desse 'assim'.
    Na verdade, este advérbio adquire um estatuto semelhante ao de um pronome, dada a sua funcionalidade no texto em termos de construção de cadeias de referência discursivo-textual.
    O título do poema remete para o enquadramento significativo de base: a recordação, a reminiscência, a evocação que certos elementos convocam na mente do sujeito poético. As coordenadas do 'agora' (tempo), do 'me' (pessoa) remetem para um presente enunciativo-discursivo associado a uma visão transfiguradora - a do sujeito poético que, a partir do cheiro das flores, evoca alguém que, num tempo alternativo, detinha o estatuto de destinatário; alguém cujos cabelos e cujas pestanas tinham a propriedade de sedução / atracção  / condução semelhante às flores. Ou seja, o enunciado 'Eram assim teus cabelos' (na ordem directa da frase > 'Teus cabelos eram assim') configura o advérbio 'assim' na posição sintáctica de um predicativo do sujeito e com a funcionalidade textual de um anafórico (retomando uma propriedade análoga à do cheiro áspero das flores, que atrai o sujeito poético para uma das partes das flores: as pétalas).
     Na mesma linha pode ser lido o segundo 'assim', relativo às 'pestanas'. Há, contudo, um matiz interessante em termos de configuração textual neste último caso: em termos de construção poética, o segundo advérbio 'assim' pode esbater fronteiras entre o que são elementos anafóricos / catafóricos, conforme se pode evidenciar na esquematização seguinte:


   Quanto a 'finas e curvas', adjectivos coordenados na predicação de ‘tuas pestanas’, é também admissível uma dupla leitura, em termos sintácticos (uma situação que apresenta uma correlação com o atrás explanado, quase a conduzir para uma leitura topográfica da gramática). Tudo depende do entendimento a dar ao segundo 'assim': ou este último é um anafórico que remete para um antecedente relacionado com uma propriedade seguida de mais outras duas (numa sequência enumerativa que constitui um predicativo do sujeito [composto]: 'assim, finas e curvas') ou, então, trata-se de um elemento catafórico a funcionar como predicativo do sujeito, prenunciador do que vai passar a ser explicitado numa sequência apositiva ou explicativa (sintacticamente a funcionar como um modificador não restritivo).
     No que toca à construção poética, os efeitos de redundância, contraste e ambiguidade podem ser de tal ordem motivados que não creio dever haver uma só leitura ou configuração. A exploração significativa desta ambiguidade, na rede de motivações poéticas e estéticas suscitadas pelo poema, poderá convocar interpretações que outros códigos literários possam corroborar. 

   Talvez o jogo de espelhos que a recordação possa representar, na combinação e construção quiasmática dos versos, seja o significante para um significado que só o texto completo e a interacção ou o encontro deste com o leitor podem construir.

2 comentários:

  1. 3) Em "Ele fez de mim um homem à sua feição", qual é a classificação morfossintática de 'de mim' e de 'um homem'?
    Abraço!

    Pestana
    (21)8885-4498

    ResponderEliminar
  2. A resposta é conduzida para novo apontamento.
    Abç

    ResponderEliminar