terça-feira, 23 de outubro de 2012

Finalmente o acento...

      Foram décadas..., mas quem tem razão...

      À entrada, o erro impunha-se, apesar de se estar numa escola.
     Por mais que se chamasse a atenção, tudo ficava igual. E quando se exigia nas aulas (de Português, claro está!) que se acentuasse a palavra, lá vinha a observação: "Não é como está à entrada da escola!". É que, para certas coisas, os alunos acham que a entrada na escola é exemplo a seguir, mesmo que, no caso, não fosse pelas melhores razões.
     Vieram as obras. Mudaram-se as paredes, alguns materiais (já que não houve dinheiro para muito mais). Contudo, o erro mantinha-se.
     Hoje recebi a foto da mudança:


     Mais uma razão para dizer que sempre vale a pena falar, por mais que a decisão tarde.
     Agora, até os alunos dizem / escrevem "Finalmente. xD".

   Cumpre-se a regra geral da língua: todas as palavras esdrúxulas têm acento, nomeadamente aquelas que, designadas por falsas esdrúxulas, apresentam uma sílaba final com encontro vocálico pronunciado como ditongo crescente (como é o caso ilustrado, a par de 'água', 'área', 'ária', 'espontâneo', 'imundície', 'língua', 'lírio', 'mágoa', ´régua', 'vácuo', entre outras).

6 comentários:

  1. Valha-me Deus!
    E houve verba para o acento?! Porque para mim o erro tinha na sua origem uma razão de natureza económica (leia-se Poupança!)

    Aliás, algumas das mudanças previstas no acordo ortográfico, como dizem os nossos alunos, "dão no mesmo":caem as consoantes surdas, alguns hífens, poupa-se tinta e, no final do livro, pode ser que se tenham também poupado uma ou duas páginas, o que representa uma contenção de custos considerável!

    Ainda bem que a nossa escola é finalmente "secundária"! O Rúben, aluno que já foi teu e agora é meu, já tinha, hoje, comentado comigo esta tão necessária correção - "Até que enfim, professora, a escola já tem acento!"

    Graças a Deus que este jovem ainda é daqueles que olha para a escola, quando entra nela e isso traduz-se, de facto, nas suas notas!

    bjinhos para o caro colega da Secundária verdadeiramente Secundária e para todos os alunos que assim a querem!
    IA

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    1. Se há escolas que têm candeeiros do Siza Vieira, a nossa teve direito ao desejado acento. Espero que só tenha custado um danoninho.
      Bjs

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  2. Já vi.
    E que bela foto!

    Obrigada

    beijo

    Dulce

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  3. Muito bem. De facto, água mole em pedra dura...
    Assim, é mais clara a função da escola. A propósito dos acentos, alguns alunos dizem: é a mesma coisa! Este é um modo de verem que não é.
    E é caso para dizer: saber utilizar o acento pode ajudá-los a tomar assento noutros lugares!

    Beijinho
    Dolores

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    1. Ora belo trocadilho homófono!
      Estando assente o acento,nos assentos ou de pé, docentes, não docentes e discentes deparam com o bom exemplo da língua.
      Beijinho.
      VO

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