quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mais um desafio linguístico para partilhar

    Há questões que provam que nem tudo o que parece é. Marquemos, então, algumas diferenças.

    Q: Tenho um complexo verbal sempre que há dois verbos?

    R: A questão do complexo verbal passa pela consciencialização de que, no grupo verbal, se apresenta uma sequência de dois ou mais verbos (mediados ou não por preposição), sendo apenas um deles o verbo principal e os restantes auxiliares. Veja-se, a propósito, o exemplo com quatro verbos auxiliares e um principal:


in PEIXOTO, Mª. José et al. (2009: 143) - Tudo Pro_Exame LP - 2009,
Porto. Edições Asa

     Há, assim, que registar a natureza da auxiliaridade de verbos que constituem o complexo, para distinguir de situações nas quais não ocorrem complexos verbais, por maior proximidade que se estabeleça. É o caso de:
     i) Os alunos pensam fazer uma festa no final do ano lectivo.
     ii) Desejei ter umas férias repousantes.
     iii) O meu primo resolveu comprar jogos novos.
     iv) Todos nós aspiramos a viver amanhã numa sociedade mais justa.
   Em i), o verbo principal 'pensar' é seguido de um complemento directo na forma de uma oração subordinada infinitiva; o mesmo sucede com o verbo 'desejar', em ii), e 'resolver', em iii); na iv), o verbo principal 'aspirar' é seguido de um complemento oblíquo (introduzido por uma preposição seguida de oração subordinada infinitiva).
    Vários testes podem ser aplicados no sentido de diferenciar complexos verbais (verbos auxiliares + auxiliado) de grupos verbais dependentes de um verbo subordinante. A aplicação cumulativa dos testes seguintes permitirá concluir da propriedade de auxiliaridade dos verbos destacados:

1. Substituição da segunda parte da construção sintáctica por uma completiva:
Os alunos pensam fazer uma festa no final do ano lectivo. [Pensar - verbo principal]
(>Os alunos pensam que vão fazer uma festa no final do ano lectivo)
Os alunos devem fazer uma festa no final do ano lectivo
(*Os alunos devem que fazer uma festa...) [Dever - verbo auxiliar]

2. Os pronomes átonos normalmente ocorrem adjacentes ao verbo auxiliar:
O meu primo resolveu comprar jogos novos.
(> O meu primo resolveu comprá-lo.) [Resolver - verbo principal]
O meu primo tem comprado jogos novos.
(> O meu primo tem-nos comprado.) [Ter - verbo auxiliar]

3. Inserção do advérbio de negação
Desejei ter férias repousantes.
(> Desejei não ter férias repousantes) [Desejar - verbo principal]
Tinha de ter férias repousantes.
(> *Tinha não de ter férias repousantes) [Ter de - verbo auxiliar]
Vou ter férias repousantes.
(> *Vou não ter férias repousantes) [Ir - verbo auxiliar]

4. Inserção de adverbiais de tempo:
Todos aspiramos a viver amanhã numa sociedade mais justa.
(> Todos os dias todos aspiramos a viver amanhã numa sociedade mais justa) [Aspirar - verbo principal]
(> * Todos os dias todos podemos viver amanhã numa sociedade mais justa) [Poder - verbo auxiliar]

     Admitindo a falibilidade de alguns destes testes, será de relembrar que é pela aplicação cumulativa de todos eles que se aponta no sentido da natureza clara da auxiliaridade.

2 comentários:

  1. Se por acaso tivéssemos como exemplo: O Pedro deseja ir à festa; O Pedro deve ir à festa. Qual seria o meu verbo principal? E por que razão?

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  2. Agradeço a questão e o interesse.
    Retomarei esta questão em apontamento autónomo, com data mais recente, ainda que já na base deste se pudesse avançar a resposta pelo que nele se pode ler.

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