terça-feira, 29 de setembro de 2009

Formação de palavras

      Mais formação de palavras.

     Q: No caso de palavras como 'dispneia', que o dicionário refere ter entrado pelo grego e/ou pelo latim 'dyspnoea,ae', ou de 'escavação', pelo latim 'excavatìo,ónis', consideramos tratar-se de palavras simples? Ou regressamos à origem do latim?

     R: No contexto de trabalho com alunos do ensino básico e secundário, o trabalho na formação de palavras apoia-se bastante no que se considera a consciência sincrónica dos termos e dos constituintes morfológicos (afinal de contas, aquela em que eles se podem apoiar de forma mais imediata). Portanto, há que tomar as palavras como simples, considerando a indicação etimológica facultada pelo dicionário e a constatação de que terão ocorrido apenas fenómenos de evolução fonética. Interessante será também verificar, ainda, se tais palavras se constituem como base para outras ou, pelo contrário, as primeiras não apresentam rentabilidade para a consideração dos mecanismos e /ou constituintes morfológicos.
    O caso de 'escavação' é que já não é tão pacífico, pois há dicionários que tratam a palavra como podendo ter duas possibilidades de explicação quanto à sua entrada no Português: ora pela evolução fonética (o que a tomará como palavra simples) ora pela derivação a partir de 'escavar' (o que a tomará como complexa). Creio que não haverá problema de maior se, junto dos alunos, exemplificarmos este último caso a par de outros similares. A regularidade de formação de nomes a partir de verbos, pela adição do sufixo 'ção', é um dado sistemático e recorrente ('aglutinar > aglutinação', 'animar > animação', 'avaliar > avaliação', 'computar > computação', 'considerar > consideração', 'conversar > conversação', 'degustar > degustação', 'derivar > derivação', 'eletrificar > eletrificação', 'elevar > elevação', 'formar > formação', 'indicar > indicação', 'localizar > localização', 'manipular > manipulação', 'observar > observação', 'salvar > salvação', 'segmentar > segmentação', 'valorizar > valorização', entre muitos outros). Esta será a abordagem para que eles tenderão, na generalidade, pelas estratégias de observação / segmentação de afixos.

       Casos complicados, diria, para tantos outros bem mais simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário