quinta-feira, 22 de outubro de 2009

E a terceira pessoa?

"Um olhar", de Carla Sota, 2005
(pormenor)

     Q: Não há nenhuma hipótese de 'ela(s)/ele(s)' poderem ser consideradas marcas deícticas?

    R: Partindo do 'eu' enquanto coordenada de referência deíctica pessoal, responsável pela produção de um discurso situado num 'aqui' e num 'agora' (deícticos de tempo e de espaço), representa-se também a referência deíctica do destinatário desse discurso: o 'tu' (associado a um 'aí').
    No caso da terceira pessoa, já na teorização proposta por Benveniste ela era designada como 'não-pessoa'; ou seja, aquela que, por princípio, não seria constituinte do próprio acto de produção enunciativa; sê-lo-ia como assunto ou entidade que aparecia representada no discurso.
    Todavia, o que refiro como princípio geral não está livre de algumas reservas, em contextos como o da terceira pessoa usada enquanto estratégia ou máscara referencial para uma segunda. É o que se passa quando, por exemplo, um 'eu' assume algum desagrado face a uma reacção ou atitude de um(a) interlocutor(a) e profere um enunciado do tipo 'Olha-me para ele (a) a dificultar as coisas', o que, no fundo, é sinónimo de 'Estás a dificultar-me as coisas'. É também o que sucede quando o 'ele' / 'ela' compartilha do tempo e do local (próximo) dos interlocutores, podendo ser objecto, compresencialmente, de identificação através de um gesto mostrativo.

Ex.:
- Viste a minha caneta?
- Ali está ela. (apontando para a secretária)

     Com este último exemplo, dir-se-ia que há um valor cumulativo da referência deíctica (mostrativa) com a anafórica (textualmente construída, de modo a evitar uma repetição lexical desnecessária).

    A riqueza de uma língua está também nas estratégias (entre as mais criativas e as funcionalmente adequadas) que ela viabiliza, ultrapassando, no uso, as formatações de qualquer modelo ou norma.

2 comentários:

  1. Boas noites.
    Só agora em pesquisa pelo meu nome vi a utilização de um pormenor de uma tela minha. Gostei da honestidade da menção.
    Muito obrigada
    Cumprimentos
    Carla Sota

    ResponderEliminar
  2. É o mínimo que posso fazer.
    No que esta carruagem permitir também divulgar o seu trabalho, tanto melhor.
    Agradeço o seu comentário, sempre na expectativa de que este blogue não comprometa os que nele estão directa ou indirectamente representados.
    Bem haja.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar