sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Til não é acento... e pronto!

     Há que ultrapassar equívocos antigos... a bem das diferenças devidas.

    Q: Achas correcto dizer que os advérbios terminados em '-mente' nunca levam acento?! E 'sãmente', 'cristãmente', 'irmãmente', 'vãmente'?

    R: Falando de acento gráfico, digo que tem resposta afirmativa a interrogação inicial. O mesmo não pode ser dito relativamente a acento fónico: os advérbios terminados em '-mente' são considerados graves (por a sílaba mais forte, a tónica, ser a representada por [-men-]), não obstante o respeito pela integridade fónica e acentual da palavra-base.
       De resto, os exemplos apontados na segunda questão evidenciam a presença de um til, que não é um acento gráfico, mas sim um sinal diacrítico a marcar apenas a presença da nasalidade. A tonicidade pode estar, coincidentemente, relacionada com a sílaba que apresenta til (caso das palavras agudas 'são', 'chão', 'irmão', 'papelão', entre outras); porém, não se pode generalizar a presença deste diacrítico com a identificação da sílaba tónica (provam-no vocábulos como 'órfão', 'órgão', 'bênção' - cuja acentuação gráfica distingue claramente a sílaba tónica daquela outra que tem o traço da nasalidade).

    A ilusão da grafia tem destas coisas: considerar acento o que não o é; ver as letras e esquecer os sons que elas representam.

Sem comentários:

Enviar um comentário