domingo, 26 de junho de 2011

Parassíntese? Nem por isso! Variação na História.

     A formação de palavras nem sempre é o que parece.

   Impõe-se o trabalho de consulta de um dicionário, quando a tentativa não vai mais longe do que olhar apenas para a palavra. 

     Q: A palavra 'alugar' é um exemplo de parassíntese? A palavra-base não é lugar?

    R: Olhar para uma palavra e proceder à sua "desmontagem", ou segmentação, nem sempre dá conta dos seus constituintes. A nossa consciência sincrónica pode ser redutora, caso esta não seja cruzada com outros conhecimentos e/ou documentos referenciais que a sustentem (ou não).
   No caso concreto, a palavra em questão ganha uma dimensão completamente distinta com dados associados à História da Língua e à Etimologia, o que motiva uma plataforma de abordagem da formação de palavras com, pelo menos, estas duas áreas de conhecimento. 
    Pela consulta de um dicionário com referências etimológicas, é possível verificar que este verbo tem origem na forma latina 'allocāre' (no sentido de «colocar», «situar», «estabelecer»). Assim, à semelhança de muitas outras palavras, trata-se de um caso que entra na língua portuguesa directamente do latim, com indicadores de evolução diacrónica e fonética - nomeadamente a apócope do som final, a sonorização de [k] pela localização intervocálica (> [g]), entre outros ajustamentos sonoros.
      
    A mediação ou intercessão de vários domínios da Linguística constitui um olhar mais integrador de saberes, capaz de dar resposta a casos que se apresentem como estranhos ou não se tomem por tão sistemáticos quanto outros.

2 comentários:

  1. Não será parassíntese, mas faz erro muito comum (no campo do Direito) ver tal palavra aplicada a casas e terrenos.

    Assim, o aluguer só integra coisas móveis e o arrendamento imóveis, já que pagamos renda... de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está... nada como dominar conhecimentos da forma mais abrangente possível, para se melhor ajustar as palavras aos respetivos contextos. Assim se percebe por que motivo nalgumas janelas se lê "Aluga-se" e noutras "Arrenda-se".
      A bem desta última não jogam os discursos do falante comum, quando se refere ao pagamento do aluguer da casa, nem as entradas de alguns dicionários, que apontam, para "aluguer", a seguinte definição: "cedência ou aquisição do uso e gozo de qualquer coisa móvel ou imóvel, ou prestação de serviços, por tempo e preço determinados, ger. mediante contrato; arrendamento, locação" (cf. 'Dicionário eletrónico Houaïss da Língua Portuguesa').
      Obrigado pelo comentário.

      Eliminar