quarta-feira, 6 de maio de 2020

Jogar às cartas?!

      A notícia do dia é a do regresso às aulas (para alguns alunos do ensino secundário).

     Os canais televisivos abordam a questão a toda a hora. A RTP-1 não faz diferente no anúncio; fá-lo na escrita dele.
     A abrir o Jornal da Tarde, um sumário é apresentado com os tópicos da emissão. E até aqui tudo perfeito. Eis senão quando, mais à frente, ao apresentar as medidas / orientações facultadas pelo Ministério da Educação, surge na "tela televisiva", em grande plano, o registo (infeliz) do momento:

Um regresso indesejado (Foto de AC), anunciado na RTP-1

     Nem uma semana passou desde que fiz um apontamento corretivo à escrita da RTP-1, e cá estou eu, de novo, a sublinhar como alguma coisa corre mal no canal. A propensão para o erro começa a ser demasiado crítica; a exposição deste último ao público (na sua recorrência) é bem pior. Isto de confundir uma carta de jogo (o 'ás') com a contração da preposição com o determinante (às) não é aceitável na difusão informativa que este (ou outro) canal promove. 

      Afinal, os alunos não regressam para jogar às cartas, mas bom era que houvesse um ás na escrita dos títulos e legendas televisivas. (E pensar que ontem foi celebrado, pela primeira vez, o dia da Língua Portuguesa! Bela forma de continuar a celebrá-lo, RTP-1!)

Sem comentários:

Enviar um comentário