terça-feira, 2 de junho de 2009

Nova dúvida linguística... no léxico

      Chegou a vez de uma questão centrada no domínio da lexicologia.

     Q: Li, num livro de apoio destinado ao primeiro ciclo, uma instrução que pedia para os alunos construírem uma área vocabular. É uma lista de vocabulário?

    R: Entende-se por "área vocabular" uma expressão sinónima de "campo lexical", ou seja, um conjunto organizado de palavras / expressões relativo a um determinado campo conceptual, comum a todos os termos que o constituam (ex.: campo lexical das cores: 'verde, amarelo, vermelho,…'; campo lexical da agricultura: 'campo, lavrador, arado, terra, …'; campo lexical das relações familiares: 'mãe, filho, pai, tio, …'; campo lexical dos sentimentos: 'amor, ódio, revolta, admiração, reconhecimento, solidariedade,…').
     Há autores que defendem que os elementos pertencentes a um campo lexical devem obedecer  a uma mesma classe de palavras – assim, para o campo lexical de um nome teríamos nomes (ex.: marinha > barco, velas, ondas, vagas, marinheiro,…); para o de um verbo teríamos verbos (ex.: mover > andar, caminhar, arrastar,…); para o de um adjectivo teríamos adjectivos (ex.: emotivo > comovente, choroso, alegre, triste,…). Todavia, não há consenso relativamente a este dado, tendo alguns outros autores preferido socorrer-se do conceito de campo associativo, como forma de combater algum espartilhamento.
     Campo associativo corresponde, então, a um conjunto organizado de termos pertencentes a classes de palavras distintas, mas relacionadas com uma área conceptual. Para o campo associativo de ‘movimento’ ter-se-ia, então, termos como 'mover, deslocação, trânsito, móvel, imóvel, voar, subida, descer, queda, marcha,…'. Trata-se, portanto, de um conceito mais abrangente do que o de campo lexical, se nos ativermos à consideração restrita deste último enquanto campo representado por uma mesma classe de palavras.

      Livros e fichas de apoio, gramáticas, manuais,... cada cabeça sua sentença.

Sem comentários:

Enviar um comentário