segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sintaxe... oblíqua... de novo

      Vem mesmo a propósito dos complementos oblíquos e de como estes andam tão mal tratados na escrita (e na leitura) - exemplo da abordagem da gramática pela entrada de sentido, entretanto com condições de enveredar pela entrada de âmbito oficinal.

      Um bom trabalho de análise de erros aparece motivadamente enquadrado com a verificação de erros do tipo proposto num pequeno segmento textual que se sucede ao título dado:


in revista de periodicidade semanal, correspondente à semana de 22 a 28/06/09

      A sequência relativa que expande o período final é um bom exemplo de má selecção da preposição que acompanha o verbo 'participar'. Considerando a estrutura argumental do núcleo verbal da subordinada relativa (X participar em Y), dir-se-ia que o predicado correspondente ('participaram no evento') inclui um complemento oblíquo ('no evento') que, a ser recuperado por uma relativa antecedida de preposição, teria de ser configurado da seguinte forma: Mais de duas mil pessoas assistiram ao evento, no qual participaram vários craques da Selecção das quinas.

     Mais uma prova ou razão para defender que a expansão frásica por meio de subordinadas relativas não pode ser didacticamente tratada num só ano ou ciclo de escolaridade, dadas as dificuldades de processamento que estas acarretam (como os casos das relativas antecedidas por preposição e com funções sintácticas que evidenciam alguma complexidade). Assim retomo a comunicação já referida em notas anteriores e o que nela pode ser lido sobre a progressão na sintaxe.

Sem comentários:

Enviar um comentário