Eu, que nem sou fumador, prestei atenção ao pedido.
Uma ida ao supermercado foi o bastante! A cortesia do "Por Favor" inicial e do "Obrigado" final chama a atenção, claro! Há, contudo, ali um acento gráfico que me deixou incomodado à entrada e à saída. Vai daí, tirei foto, para memória de um erro que se quer irrepetível (e se fosse no plural, o acento ficava na mesma sílaba, claro está):
Um acento que "saltou" para a sílaba errada - (Foto VO)
É verdade que as palavras agudas terminadas em 'el' fazem o plural em 'éis' (como em pastel > pastéis, pincel > pincéis). Repito: palavras agudas! Não é o caso das graves. Nestas últimas, é a penúltima sílaba que deve ser graficamente acentuada. Assim, é bom que se leia 'disponível', no singular, e 'disponíveis', no plural.
Por norma, as palavras graves não apresentam acento gráfico; mas as que terminam em 'l', para não serem agudas (como habitualmente o são), é na penúltima sílaba (e não na última) que o devem ter.
Toca a seguir o mesmo exemplo de 'fusíveis', 'admissíveis', 'apetecíveis', 'visíveis', entre outros. (Apetecia-me "queimar" aquele acento com uma "beata").
Sem comentários:
Enviar um comentário