quinta-feira, 20 de maio de 2021

Passiva, sim... sem agente! (nova versão)

      Lá está... a mensagem vai passando (com mais uma passiva sem agente).

   Tudo porque nem tudo o que parece é, por mais semelhança que haja.

      Q: Vítor, na frase 'O processo foi reclassificado por via administrativa', o 'por via administrativa' pode ser considerado um complemento do adjetivo?

       R: Garantidamente, não.
       Um complemento do adjetivo é uma expansão de um adjetivo. Ora, na frase dada, 'reclassificado' não é adjetivo, mas, sim, a forma verbal principal (no particípio passado) antecedida pelo verbo auxiliar da passiva.
        A construção passiva em causa é configuradora de uma ativa ('Reclassificou-se o processo por via administrativa') que, na transformação operada, mantém o modificador do grupo verbal original ('por via administrativa').
     Assim, para o sujeito 'O processo' é apresentado o predicado ('foi reclassificado por via administrativa'), com o complexo verbal do verbo auxiliar ('foi'), o verbo principal ('reclassificado'), mais o modificador do grupo verbal ('por via administrativa') a integrar esse mesmo predicado.
        Se é verdade que muitos adjetivos, na língua portuguesa, são formados a partir da forma de particípio passado dos verbos, em termos sintagmáticos não se deve confundir os primeiros com os segundos, particularmente em construções passivas (cujo complexo verbal tem de assumir, pelo menos, dois verbos - o auxiliar e o auxiliado / principal).

       Uns diriam complemente agente da passiva! Nunca. Outros diriam complemento do adjetivo! Muito menos. Fiquemo-nos pelo modificador do grupo verbal (a traduzir o modo, isto é, como foi feita a reclassificação), retirável da frase e sem o qual esta última se manteria correta.

Sem comentários:

Enviar um comentário