quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Completivas encadeadas

       Isto de classificar subordinadas tem algo que se lhe diga.

       Particularmente, quando elas se apresentam em vários níveis de análise.

        Q: Boa noite, Vítor.
          Aqui vai uma frase para análise: "soube perceber o que estava em causa". Qual é a classificação da oração sublinhada?
          Obrigada.

     R: O sublinhado apresenta uma subordinada completiva associada ao verbo 'perceber', um predicador subordinado face ao verbo 'saber' (o predicador da frase matriz, como elemento subordinante). 
       Com essa frase afirma-se que 'alguém soube perceber ALGUMA COISA / ALGO', pelo que o elemento destacado / sublinhado, relativamente à estrutura argumental do verbo 'perceber' (transitivo direto), corresponde ao seu complemento direto.
       De salientar que se trata de um complemento direto de segundo nível (N2), oracional, incluído numa oração já por si subordinada e encadeada numa subordinada anterior (N1) introduzida pela forma verbal 'perceber'. A frase considerada evidencia uma subordinante com a seguinte estrutura: (ALGUÉM) SOUBE ALGUMA COISA. Esta 'alguma coisa' funciona como complemento direto de 'saber', estando esta função configurada numa subordinada completiva não finita infinitiva ('perceber o que estava em causa'). Por sua vez, esta subordinada é constituída por um elemento predicador ('perceber') e o seu complemento direto (oracional - 'o que estava em causa' - pronominalizável pelo pronome 'isso' [= o que estava em causa]).
        Esquematicamente, representa-se a construção (com subordinadas encadeadas) da seguinte forma:

Esquema representativo dos dois níveis de subordinação (B1 e N2) na frase analisada.

        Assim, o sublinhado indicado é um complemento inserido num segundo nível de predicação, com o núcleo predicador a selecionar complemento direto.

Sem comentários:

Enviar um comentário