Este era o seu traçado preferido: curvo, ondulante, sensual. A visão feminina da arquitetura.
Era desta forma que, em quase oitenta anos de carreira, Oscar Niemeyer via a sua intervenção no mundo - mais de seiscentas obras espalhadas pelo mapa na concretização desse traçado arquitetónico. Apenas um exemplar existe em Portugal (insular): o do Hotel e Casino Pestana, na cidade do Funchal (datado de 1966 e inaugurado dez anos depois, com algumas modificações introduzidas pelo seu colaborador Viana de Lima).
O famoso brasileiro, considerado um dos revolucionários na visão moderna e contemporânea da arquitetura, morreu hoje aos 104 anos, deixando a sua marca na cidade de Brasília (catedral, Palácio do Planalto), Nova Iorque (sede das Nações Unidas), Paris (Sede do Partido Comunista Francês), Milão (editora Mandadori), Avilés - Espanha (Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer), Havana (Escultura para Cuba), Argel (Mesquita da cidade e Universidade Constantine), só para mencionar alguns casos.
Detentor de vários prémios (Prémio Prtizker de Arquitetura 1988; Príncipe das Astúrias 1989, Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects 1998), em 2001 foi galardoado com o Prémio Unesco 2001 na categoria Cultura.
Dele ficam também as palavras:
"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo..."
"Meu trabalho não é sobre “a forma seguindo a função”,
mas sobre a “forma seguindo a beleza” ou, melhor ainda,
“a forma seguindo o feminino"
Fica assim registada a despedida daquele que não quis "mais nada além do que a felicidade geral".
Belas linhas de quem tão belas linhas desenhou. Felizmente alinhou assim as palavras, deixando outros e sempre belos traços.
ResponderEliminarUm abraço
Dolores
Linhas, palavras, obras de quem merece ser recordado pelo bem que, literalmente, deixou neste mundo.
EliminarBeijinho.
VO