segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Luz e sombra...

    ... ou sol e nuvem.

    Após alguns dias de calor intenso, eis que, ao fim da tarde, se anuncia a chuva leve e alguma trovoada - não ribombada, mas num longínquo e sufocado troado surgido logo após um breve clarão disparado no escuro da noite.

Nuvem para multiplicação de luz (Foto - VO)

   No cimo, um foco de luz que a ensombrada nuvem não apaga; depois desta, ao fundo, há feixes, raios multiplicados, estendidos para o mar.

    Um final de tarde com uma paleta de cores muito diversificada.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Mulher de alma

       Talvez devesse ser mulher da alma, não fosse ela rainha dela ("Woman / Queen of Soul").

       Foi hoje anunciada a morte. Do corpo pouco restará, em pouco tempo, na razão de um cancro que o minava e o levou de todos nós; da alma ou do soul fica para a eternidade. A negritude das vozes sempre fez ou faz a diferença: anima-nos e faz da música o que quer com a voz.
     Aretha Louise Franklin fica para a história da música mundial com títulos como Respect e (You make me feel like) A natural woman. 

Quando um presidente da República se ergue perante uma Rainha (do soul: Aretha Franklin)

     Morreu hoje em Detroit (Michigan). 
     A “rainha da Soul” tinha-se retirado do mundo do espetáculo ao vivo já em 2017, mas a sua presença é incontornável em qualquer programa de boa música, seja televisivo seja radiofónico. Ao longo da carreira, obteve 18 prémios Grammy e alcançou 25 discos de ouro, vendendo mais de 75 milhões de discos. Aos quarenta e cinco anos, foi a primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame e, em 2010, foi considerada a cantora número um da era rock, segundo a revista Rolling Stone. Gravou os seus primeiros discos aos catorze anos na igreja do pai - Clarence LaVaughn Franklin, um pastor batista. Estrela gospel já na adolescência, em menos de uma década tornar-se-ia nome grande do rhythm and blues americano, surgido nos anos 40 com influências do jazz e das melodias dos corais de igreja.

     Nascida em Memphis (Tennessee), em 25 de março de 1942, Aretha Franklin conseguiu, com a sua carreira, que qualquer homem respeitasse e sentisse o bom que é "(... Feel like) A natural woman". RIP.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Instantes e proximidades

    Na oportunidade do instante e pela proximidade.

    Sem medo dos humanos, há aves que se avizinham das mesas e dos caminhos que a elas levam - não vá uma migalhita perdida das mãos e bocas dos clientes servir para debicar e, quem sabe, levar para o ninho, onde outro bico esteja a aguardar alimento. 

Petiscando, na esplanada (Foto - VO)

    Patinhando em cuidado e sempre atentando nas redondezas, nos intervalos das pequenas pedras do passeio há petiscos que um cliente deixou cair ou um empregado limpou das mesas. Desperdícios humanos; sustento da ave.

      E, assim, captada no ato, a pomba colheu e voou.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Mais uma...

    Para começar a gosto (em agosto), só mais uma melodia de Gavin James.

    Da banda sonora da telenovela Deus Salve o Rei (Globo, 2018), o par romântico Afonso-Amália vivencia toda uma rede de complicações e intrigas palacianas (entre os reinos de Montemor e Artena) que se revê na letra desta canção:

Música do álbum Hearts on Fire (2017), de Gavin James
Montagem do filme com imagens da novela 'Deus Salve o Rei' (TV Globo)

   WATCH IT ALL FADE

When you let go of love all gone 
Save the world or write a story 
No one has ever heard, before I knew 
When I saw her heart over mine 
Fear over somebody, fighting that fear 
That you just can't believe 
But you need it by living 

Castles and islands 
All the crowns and the diamonds 
I don't think I can find them now 
Stay if you want to 
Leave if you need to 
And watch it all fade 

     A disputa de tronos e de reinos parece uma versão brasileira de Game of Thrones, na qual as temáticas do poder, do ocultismo, da paixão entre uma plebeia e um nobre, da inevitabilidade do destino, da escassez da água e da afirmação do livre arbítrio e dos valores dignificantes do ser humano (em contraste com as perversões dos maus da fita) se cruzam com registos de comédia bem firmados no carácter de algumas personagens.

     No seio de lutas insanas, tudo se dissipa - uma verdade que tem algo mais do que enquadramento telenovelesco.