Com dois algarismos apenas (o um e o sete) se compõe uma data tão "magnânima"!
Não fosse este o cognome do
rei D. João V (a par de outros tantos que o povo lhe atribuiu) e a data não seria tão grandiosa, magnificente ou excelsa.
Há 300 anos não estaríamos, por certo, muito longe do que José Saramago dá a ler em Memorial do Convento (1982), na divisão XII a que vulgarmente se dá a designação de capítulo:
Do autor e da obra
"... entretanto começou a constar-se em
Mafra, e foi confirmado pelo vigário no sermão, que vinha el-rei a inaugurar a obra da raiz
dos caboucos para cima, colocando com as suas reais mãos a primeira pedra. Primeiro se
anunciou que seria aos tantos de Outubro, mas não houve tempo para cavar os alicerces até
à sua conveniente fundura, apesar de serem seiscentos os homens, apesar dos muitos tiros
de pólvora que a todas as horas do dia vão atroando os ares, será então em Novembro,
meados dele, depois não pode ser, que já seria como de Inverno, andar aí el-rei enterrado
na lama até às ligas das pernas. Venha pois sua majestade para que se comecem os dias
gloriosos da vila de Mafra, para que os seus moradores levantem as mãos ao céu, eles que
com os seus perecíveis olhos vão ver a quanto alcança a grandeza de um rei, monarca
sublime, graças a quem podemos gozar estas antecâmaras do paraíso enquanto às celestiais
moradas não acedermos, tarde seja, que mais apetece estar vivo que morto (...).
(...) Benzeu-se a cruz no primeiro dia, enorme pau com cinco metros de altura, que daria
para um gigante, Adamastor ou outro, ou para o tamanho natural de Deus, e diante dela se
prosternaram todos os presentes, e maximamente el-rei, derramando muito devotas
lágrimas, e quando a adoração da cruz acabou, quatro sacerdotes levantaram-na em peso,
cada qual seu extremo, e a arvoraram sobre uma pedra, adrede preparada, mas esta não a
cortou Álvaro Diogo, com um buraco onde se lhe encaixou o pé, que, mesmo sendo a cruz
divino emblema, não se aguenta se não ficar entalada, é o contrário dos homens, que
mesmo sem pernas conseguem ficar direitos, a questão é quererem-no. Tocava airoso o
órgão, sopravam os músicos, entoavam as vozes dos cantores, e, cá fora, o povo que não
coubera ou estava sujo de mais para entrar, o povo que viera da vila e dos arredores, não
admitido no sacro interior, contentava-se com os ecos das antífonas e das salmodias, e
assim se acabou o primeiro dia.
Ai o dia seguinte, (...) ai o dia seguinte,
retorne-se a exclamação, dezassete de novembro deste ano da graça de mil setecentos e
dezassete, aí se multiplicaram as pompas e as cerimónias no terreiro, logo às sete da manhã,
frio de rachar, se achavam reunidos os párocos de todas as freguesias em redor, com os
seus clérigos e muito povo, é forte presunção que tenha vindo desta ocasião o dizer, para
uso dos séculos e das gazetas. Chegou el-rei pelas oito horas e meia, já tomado o chocolate
matinal, serviu-o por suas próprias mãos o visconde, e então se formou a procissão, à
frente sessenta e quatro religiosos arrábidos, depois o clero da terra, a cruz patriarcal, seis
homens de opas roxas, os músicos, capelães de sobrepelizes, grande cópia de clérigos
vários, um espaço livre a preparar o que aí vinha, e eram os cónegos de pluviais de tela
branca e outras bordadas, adiante de cada um deles os seus criados nobres, empós,
sustentando-lhes as caudas, os caudatórios, e atrás o patriarca com preciosos paramentos e
mitra do maior custo, adornada de pedras do Brasil, depois el-rei com a sua corte, juiz e
vereadores da terra, corregedor da comarca, e grande número de gente, passante três mil, se
não se enganou quem a contou, e tudo isto por causa de uma simples pedra, juntou-se aqui
um poder de mundo, clarins e timbales atroando os ares superiores e inferiores, e a tropa
de cavalaria e infantaria, mais a guarda alemã, e outra vez o povo, muito povo, tanto povo,
nunca a vila de Mafra vira tal ajuntamento, porém, não cabendo todos na igreja, entram os
grandes, e dos pequenos só os que cabem e tiveram artes de insinuar-se, antes fizeram os
soldados as aclamações da ordenança, era isto ainda pela manhã, serenara de vez o vento
forte e o que corria era apenas uma viraçãozinha do mar que fazia fraldejar as bandeiras e
as saias das mulheres, ventinho fresco como próprio da estação, mas os corações ardiam de
pura fé, exultavam as almas, e se, de extenuadas, já algumas vontades queriam retirar-se dos
corpos, vinha Blimunda e não se perdiam nem subiam às estrelas.
Foi a pedra principal benzida, a seguir a pedra segunda e a urna de jaspe, que todas
três iriam ser enterradas nos alicerces, e depois foi tudo levado em procissão, de andor,
dentro da urna os dinheiros do tempo, ouro, prata e cobre, umas medalhas, ouro, prata e
cobre, e o pergaminho onde se lavrara o voto, deu a procissão uma volta inteira para
mostrar-se ao povo que ajoelhava à passagem, e, tendo constantemente motivos para
ajoelhar-se, ora a cruz, ora o patriarca, ora el-rei, ora os frades, ora os cónegos, já nem se
levantava, bem poderemos escrever que estava muito povo de joelhos. Enfim se encaminharam el-rei, o patriarca e alguns acólitos para o sítio onde se havia de colocar a
pedra e as pedras, descendo por uma espaçosa escada de madeira que tinha trinta degraus,
porventura em memória dos trinta dinheiros, e de largura mais de dois metros. Levava o
patriarca a pedra principal, ajudado pelos cónegos, e outros destes a pedra segundeira e a
urna de jaspe, atrás el-rei e o geral da Sagrada Ordem de S. Bernardo, como esmoler-mor, e
que, por o ser, levava o dinheiro.
Assim desceu el-rei trinta degraus para o interior da terra, parece uma despedida do
mundo, seria uma descida aos infernos se não estivesse tão bem defendido por bênçãos,
escapulários e orações, e se aluíssem estas altas paredes que formam o cabouco, ora não
tema vossa majestade, repare como as escorámos com a boa madeira do Brasil por maior
fortaleza, aqui está um banco coberto de veludo carmesim, é uma cor que usamos muito
em cerimónias de estilo e de estado, com o andar dos tempos vê-la-emos em sanefas de
teatro, e sobre o banco está um balde de prata cheio de água benta, e também duas
vassourinhas de urze verde com os cabos guarnecidos de cordão de seda e prata, e eu,
mestre-da-obra, verto um cocho de cal, e vossa majestade, com esta colher de pedreiro de
prata, perdão, senhor, de prata de pedreiro, se pedreiros a têm, estende a cal, mas antes a
espargiu com a vassourinha molhada na água benta, e agora, ajudem-me aqui, podemos
assentar a pedra, porém, sejam as mãos de vossa majestade as últimas a tocar-lhe, pronto,
um toque mais para toda a gente ver, pode vossa majestade subir, cuidado não caia, que o
resto do convento nós o construiremos, e agora podem ser postas as outras pedras, cada
uma em sua cabeceira desta, e tragam os fidalgos mais doze, número de boa fortuna desde
os apóstolos, e conchas de cal dentro de cestos de prata, assim ficará mais aconchegada a
pedra principal, e o visconde da terra quer fazer como vê aos serventes de pedreiro, leva o
cocho à cabeça, assim mostrando maior devoção, já que não foi a tempo de ajudar o Cristo
a levar a cruz, despeja a cal que o haverá de comer, não seria mau o efeito de estilo, porém
esta cal não está viva, meu senhor, mas apagada, Como as vontades, dirá Blimunda.
Ao outro dia, depois de el-rei partir para a corte, deitou-se abaixo a igreja sem ajuda
do vento, apenas cho-via água que Deus a dava, puseram-se a um lado as tábuas e os
mastros para necessidades me-nos reais, andai-mes, por exemplo, ou tarimbas, ou beliches,
ou mesa de comer, ou rastos de tamancos, e os panos, tafetás ou damascos, as velas dos
navios, cada um tornou ao seu natural, as pratas para o tesouro, os fidalgos para a
fidalguice, o órgão para outras solfas, e os cantores, os soldados a luzir semelhantes
paradas, só ficaram os arrábidos de olho alerta, e sobre a pedra cavada, cinco metros de pau
crucificado, a cruz."
A ironia pode ser a de qualquer trabalhador da época, forçado que foi a cumprir os devaneios e as promessas reais; pode ser a de qualquer espírito crítico (de então ou de agora) que vê, nesta megalómana vontade joanina, um exemplo dos poderosos, sempre acima dos que herculeamente têm de trabalhar, pondo
mãos à obra mas não ficando na história oficial dos acontecimentos (por mais que sejam os que carregam a cruz e sofrem das cruzes).
O Palácio-Convento de Mafra, colosso do barroco português setecentista, é promessa arrancada ao rei (para os frades arrábidos): se a rainha concebesse um filho, que tardava a chegar, acolher-se-iam treze frades arrábidos num mosteiro que, no final da construção, acabou por albergar mais de trezentos e também abraçou um palácio real. Iniciado a 17 de novembro de 1717, o monumento só teria a sua sagração no ano de 1730 (no aniversário oficial do rei, claro está! Quem pode pode!).