quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Notícias rápidas não aliviam ninguém

      São mais títulos do que notícias, mas... enfim...

      A designação "Notícias ao minuto" prepara-nos para a rapidez da leitura (com chamada de atenção para o que nem sempre são factos só pelo título). Era, porém, escusada a rapidez da escrita, a fazer esquecer a acentuação devida. É o que dá para concluir do texto na imagem seguinte:

A maravilha do acento grave no 'à'; a desgraça da ausência do agudo em 'alívio'.

   Confundir 'alivio' (forma verbal) com 'alívio' (nome) é o que interessa evitar - isto porque 'copia' não é 'cópia', nem 'fabrica' é 'fábrica'; 'noticia' não é 'notícia'; 'pratica' não é 'prática', só para citar alguns casos. Estas são oposições básicas de palavras pertencentes a classes diferentes e com realização sintática distinta, com o acento agudo a marcar graficamente a distintividade.
     Mantive-me no contraste forma verbal / nome. Poderia fazer o mesmo com outras classes, como em 'celebre' (forma verbal) / 'célebre' (adjetivo); 'critica' (forma verbal) / 'crítica' (nome ou adjetivo); 'publica' (forma verbal) / 'pública' (adjetivo).

     Faz o acento diferença, por certo. Coitado do cágado (nome) se perdesse o acento e ficasse em particípio passado de verbo! Iria, garantidamente, cheirar mal.

4 comentários:

  1. Bom dia, Vítor
    Coitados dos acentos, aparecendo, tantas vezes, onde não devem e não aparecendo onde deviam.
    Gostei da nota de humor final. Pode ser que ajude a pôr os acentos no lugar, embora não sejam eles os culpados, é claro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Dolores!
      Coitados deles, mesmo! São uns injustiçados!
      Fosse o inglês, e desapareceria um dos problemas de escrita do português. Valha-nos o facto de não termos 'umlaut', para que a gente não 'trema' ainda mais.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Gostei do sentido de humor. E é pena que existam tantos erros de acentuação, acho que a acentuação aporta charme às palavras, é assim a modos que uma coisa delicada.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, bea!
    Quem erra na acentuação não é nada charmoso nem sequer delicado, portanto! Viola a norma, claro está!

    ResponderEliminar