domingo, 11 de julho de 2010

Ai que é já depois de amanhã!

       Não sei porquê, mas tenho a sensação de que vou fazer exame. Oxalá não reprove!

     No 1º Encontro 'A Linguística na Formação de Professores de Português' estava numa posição mais cómoda: a de espectador!
    Agora, vou ser espectador e comunicador. Espero que o seja com alguma "consciência". Impõe-se.
   Pretendo começar por dar conta de uma conversa que veio ao meu encontro no melhor dos momentos (Uma amiga dirá: nada é por acaso. E tem razão!).
    Aqui vai um pouquinho da comunicação:

    "... começo por partilhar um episódio recentemente experienciado.
    O local é uma feira do livro-outlet em Espinho. Aí captei uma conversa de dois interlocutores que se pronunciavam sobre o interesse da leitura e as vantagens desta para o melhor conhecimento da língua. Disfarçadamente procurei acompanhar o que era dito. Simulei o meu interesse por algumas páginas de livros avulsos, quando eram os ouvidos a deixarem-se levar por uma reflexão que me despertou a atenção pelo tema e pela preparação da comunicação para este encontro (que, então, se avizinhava). Mencionados alguns erros comuns na utilização da língua - como os familiares ‘bem-vindo (adjectivo, interjeição) / benvindo (nome)’, ‘traz (verbo) / trás (preposição)’, ‘comesse / come-se’, ‘adesão / aderência’), evoluiu-se para a discussão de estratégias na resolução de outros casos críticos. Um dos elementos dizia que, na escrita, tendia a substituir a palavra ‘ansioso’ por ‘perturbado’, por não conseguir «conscientemente» distinguir se na primeira devia grafar ‘s’ ou ‘c’; o outro lamentava que muitos dos nossos jovens separassem (cito) “os ‘mos’ dos verbos”, quando ele tinha aprendido uma regra fácil para evitar esse erro tantas vezes cometido: «Olhe, nada mais fácil que colocar o ‘nós’ antes do verbo, para saber que não devo separar o ‘mos’».

     Isto de contar conversas alheias não está a parecer comportamento lá muito virtuoso. Enfim!

    Tenho mais dois dias ...

2 comentários:

  1. Olá, professor.

    Tenho a certeza de que esse 'exame' lhe vai correr muito bem...

    Este post fez-me lembrar que comprei há pouquinhos dias um livro intitulado 'O Ensino do Português', de Maria do Carmo Vieira. Ainda não tive oportunidade de o ler na totalidade, mas já fiz uma leitura na diagonal em algumas páginas e fiquei com uma boa impressão; espero que a leitura na íntegra não me desiluda.

    VS

    PS: Eu também quero ir a essa apresentação :(

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Já foi, já passou.
    Não foi seguramente das melhores coisas que fiz, mas foi uma experiência da qual tirei algumas lições.
    Quanto ao livrinho, acho que deves ocupar o teu tempo com coisas mais interessantes. Deixa-o para quando enveredares pela profissão docente. É uma reflexão bastante crítica sobre o ensino do Português, com alguns pontos certeiros, outros nem por isso e alguns mais de que discordo por completo.
    Bjs.

    ResponderEliminar