Em tempos de Educação atravessada pelos princípios neo-liberais que a sociedade, em geral, idolatra, faz bem lembrar alguns testemunhos e algumas perspectivas.
Este vem de alguém que, na actualidade, há muito reflecte sobre a formação de professores:
Este vem de alguém que, na actualidade, há muito reflecte sobre a formação de professores:
"Profissão que deixou de ser compreendida como arte, mas como técnica baseada na aplicação da ciência ao ensino e à escola. Esta deverá organizar-se de uma forma racional, aplicando princípios organizacionais das empresas eficazes. Trata-se, portanto, de formar professores eficazes para uma escola eficaz, procurando a investigação científica isolar as características que distinguem as escolas eficazes das não eficazes. Alunos, professores e escolas ligam-se pela mesma preocupação de racionalidade, eficácia e controlo. Por isso, a formação é isomórfica do ensino".
Maria Teresa Estrela (2002: 21) - "Modelos de Formação de Professores e seus Pressupostos Conceptuais"
in Revista de Educação, vol. XI, nº 1, Lisboa, Departamento de Educação da
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Assim se caracteriza o programa de formação baseado no Competency-Based Teacher Education (em voga nos anos 70, nos EUA). Tudo muito a aproximar-se de um neo-behaviourismo e de uma lógica tyleriana das organizações. É bom que os partidários do discurso dos "clientes" na escola e os promotores de formação formatada, padronizada para todos (como se os problemas, as questões de educação fossem de uma só natureza e do mais literalmente tecnológico), certificadora pela frequência - e não tanto pelas aquisições demonstradas - reflictam sobre esta visão, nem formativa nem formadora para ninguém (o tempo o dirá, se é que já não o está a dizer). Basta ver, com atenção, a crise em que a economia neoliberal nos lançou.
É o que faz ver a escola, e o que em torno dela gravita, na lógica dominante das empresas e dos resultados.
Não podia vir mais a propósito: é um verdadeiro "bullying" nas escolas.
ResponderEliminarCumprimentos.
Bem apanhado, sim senhor.
ResponderEliminarA situação torna-se tanto mais grave quanto não descrever apenas o domínio da formação de professores. A descrição ecoa outras áreas de acção educativa (a nível macro, meso e micro).
Há discursos que chegam a desvirtuar o próprio sentido de acção das escolas.
Cumprimentos e obrigado pelo comentário.