domingo, 17 de outubro de 2021

E vão cinco... (e uns quantos mais deles!)

      Número a propósito do que está para vir (esperemos que seja mais profecia e menos perdição).

   Segundo o Tarot, nas cartas dos arcanos maiores, o cinco corresponde à figura de 'O Papa'. O simbolismo do número, na decomposição de um 4+1, sugere uma ação unitária que dirige as forças materiais; com 2+2+1, uma mediação entre duas fecundidades (a Papisa, na repetição do gérmen, sem esquecer a unidade); com 2+3, uma conjugação de energias (as da Papisa e da Imperatriz, respetivamente), combinando a fecundação de ciclos, de forças mentais associadas à comunicação e comunhão. É uma carta espiritual que evoca a descida do sagrado sobre o material; um aviso espiritual que deve encontrar eco no plano físico; um apelo para a libertação da matéria.
      Talvez um pouco de tudo isto venha a ser Quinto Império: Profecia de Perdição:

Convite para o lançamento público do romance de Manuel Maria

       Mais uma história que deu em livro, diria, parafraseando, grosso modo, um outro título do escritor (com tempo / modo verbal distintos). 
      E quanto à apresentação, acrescento que isso serão 'Contas de um outro Rosário'!
     Por ora, mais não escrevo para que fique algo para dizer proximamente (dia 30 de outubro, pelas 15:30, no Auditório Horácio Marçal - Paranhos), aquando da apresentação deste romance - o quinto do autor (e com cinco palavras no título), que tem tanto de histórico como de ficcional. 

Estudo da capa e contracapa do romance

     Assim o construiu Manuel Maria: como narrativa que recupera Pre. António Vieira da sua senda histórico-biográfica para uma dimensão nova, a de um universo em que a personagem se cruza com Adão e Eva, sem que estas últimas sejam necessariamente bíblicas.

1 comentário:

  1. Escreveu o autor, em mensagem via mail, o seguinte:

    "Quanta generosidade, Vítor!
    Que melhor divulgação!…
    Até na amizade é preciso ter uma estrelinha para nos calhar em sorte os melhores amigos. A estrelinha está comigo. Espero que contigo também.
    O meu enorme abraço de profunda e genuína gratidão.
    Manuel Maria"

    E eu agradeço, acima de tudo, a amizade, a consideração e o reconhecimento de há tantos anos. A Escola Secundária de Gondomar deixou marcas boas, daquelas que dão sentido à vida. Encontrei aí pessoas que me fizeram crescer pessoal e profissionalmente. Tu foste uma delas, garantidamente. O pouco que faça não chegará ao muito que tens dado.
    Obrigado, Manel.

    ResponderEliminar