terça-feira, 4 de outubro de 2022

Símbolos das 'Jornadas Mundiais da Juventude' em Espinho

      Uma manhã de sol e de símbolos para a juventude (de qualquer idade).
     
    Na sequência da solicitação da Diocese do Porto e da Paróquia de Santa Maria Maior de Espinho, para que o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira recebesse, no seu espaço escolar, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (cruz peregrina e ícone mariano 'Salus Populi Romani'), hoje de manhã, pelas 11 horas, procedeu-se à divulgação / demonstração dos mesmos na escola sede do agrupamento, no âmbito do espírito ecuménico e do entendimento etimológico do termo: do ou para o mundo inteiro; que reúne pessoas de diversas religiões ou ideologias.
    Trata-se de uma iniciativa de e para a juventude (independentemente do credo ou da fé professados), pelo que se contou com a colaboração de alguns dos estudantes (atuais e alguns outros em percursos de vida já para lá do ensino secundário), para a sensibilização e mobilização para essa Jornada Mundial da Juventude.

Jornadas Mundiais da Juventude no AEML (montagem de fotos)

   Na sequência de outras iniciativas que têm trazido jovens de vários credos ao espaço escolar, pretendeu-se viver esta experiência com esse sentido congregador, de união, num caminho, num percurso, numa sensibilização para o que mais une o Homem enquanto ser tomado pelo que de mais humano e humanista o caracteriza. Que os tempos de guerra, de confronto e de conflito deem lugar ao sentido máximo desse princípio universal que sublinha como, sendo diferentes, todos somos bem mais e maiores naquilo que nos aproxima - eis o pensamento matriz.
    Nesse mesmo espírito ecuménico e jovem que também deve pautar a escola, houve uma cruz, tocada por milhões, com a energia e a alegria que nela quiseram depositar; uma imagem mariana, observada nos tons dourados e azul, com o Menino Jesus nos braços, a segurar um livro dourado.
    O sol brilhou e concentrou quem quis aderir a um espírito que sabe contrariar a conhecida letra de canção de António Variações (na voz de Marisa Liz): "Já esqueceram o cantar e o sorriso / Já não são homens de boa vontade / A loucura está a vencer o juízo, / O ódio, a amizade / Estão-se a despir de toda a humanidade".

    Um breve evento que marcou os dois agrupamentos escolares do concelho e a passagem dos símbolos peregrinos pela cidade de Espinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário