Em Viseu, com cerca de uma centena de companheiros de trabalho.
Mais haveria certamente para dizer, mas o tempo é sempre escasso quando o assunto se impõe como estruturante no saber e nas aprendizagens.
Num dos auditórios do Hotel Príncipe Perfeito, houve tempo para se falar sobre um dos domínios programáticos do ensino do Português: o ensino da gramática.
Em articulação com o novo programa do ensino básico e o do secundário; explorando a questão da progressão no âmbito da estrutura e do funcionamento da língua; considerando a importância que a terminologia linguística possa ter ao nível do discurso pedagógico-didáctico; convocando a segurança que os doentes possam experimentar ao adoptar uma nomenclatura cientificamente mais estável e sustentada em estudos linguísticos; exemplificando o que possa ser um trabalho de oficina gramatical (a partir de um texto, isolando um aspecto significativo e conectando com diferentes domínios, numa perspectiva de integração de domínios), foi dinamizada uma sessão de trabalho que se caracterizou também pela interacção e intervenção dos participantes.
Mais haveria certamente para dizer, mas o tempo é sempre escasso quando o assunto se impõe como estruturante no saber e nas aprendizagens.
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