Depois do Porto e de Castelo Branco, o regresso ao Norte.
À volta de oitenta professores ocuparam o auditório da Casa do Professor de Braga para mais um momento de reflexão sobre o ensino da gramática.
Na lógica dos encontros já dinamizados, este pautou-se por algum espaço de interacção, resultante do próprio interesse dos ouvintes. As dúvidas impuseram-se, os casos propostos mereceram a resposta na linha do que ia sendo desenvolvido na comunicação.
Esta centrou-se nos seguintes tópicos:
. o ensino da gamática no contexto dos programas dos ensinos básico e secundário;
. a progressão gramatical reflectida num trabalho de planificação / anualização;
. a terminologia linguística ao serviço da formação docente e suas implicações no discurso pedagógico-didáctico;
. exemplificação do ensino da gramática: um caso de oficina gramatical partir de um texto concreto;
. a gramática com sentido: entre a pertinência e a interface sintaxe-semântica.
Esta alargou-se para outros tópicos que implicaram a explicitação de uma outra visão do funcionamento dos departamentos / grupos disciplinares, de um posicionamento docente mais autónomo e legitimamente sustentado numa formação inicial e contínua atenta às especificidades do nosso objecto de trabalho e de estudo: a língua.
A todos os que se predispuseram a assistir a este encontro e particularmente aos muitos que se mantiveram até ao final, impõe-se o agradecimento pela atenção e pelos desafios criados na interacção, certamente motivados pelas necessidades que fazem tantos profissionais procurar este tipo de sessões.
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