sábado, 17 de maio de 2014

Complexidades sintáticas, em diferentes níveis

  Pode uma pequena expressão causar problemas de processamento e análise numa frase extensíssima.

     Regressemos à sintaxe e às funções, a bem da discussão num grupo disciplinar.

     Q: Boa noite, Vítor.
    Tenho seguido com atenção as suas preciosas contribuições em todas as questões, mas com especial cuidado as que se referem à Gramática.
     Não sei se posso/devo ousar colocar-lhe uma dúvida que surgiu no seio do meu grupo disciplinar e que provocou algumas incertezas.
    Partamos, pois, da frase: "Também por isso, vai para dez anos, aprendi a descortinar sentidos na ausência deliberada de pontuação cultivada com mestria pela língua afiada de Luís Sttau Monteiro e generosamente ...
     A pergunta era... que função sintática desempenha a expressão "com mestria"?

    R: Olá, colega.
     Agradeço as palavras elogiosas e prossigo com a indicação de que, naturalmente, pode e deve colocar as dúvidas que surgirem. Se estiverem ao meu alcance, procurarei responder o mais rápido possível.
   A frase de partida que propõe apresenta uma configuração sintática muito complexa. A função a considerar encontra-se não ao nível da frase matriz, mas de sequências dependentes de segmentos / funções nucleares desta última.


   Assim, "Com mestria" é um segmento que faz parte de uma subordinada não finita participial, com o propósito de caraterizar "a ausência (deliberada) de pontuação". Essa subordinada é a projeção de uma construção passiva, entretanto marcada por um processo de elipse (conforme o poderá rever em "a ausência deliberada de pontuação [foi] cultivada com mestria pela língua afiada de Luís de Sttau Monteiro"). Ora, é ao nível desta subordinada oracionalmente recomposta que se impõe analisar "com mestria". Trata-se de um modificador do grupo verbal que tem o verbo "cultivar" como principal (da sequência subordinada, sublinho). Tal função sintática pode ser provada pelo facto de a estrutura argumental do predicador verbal implicar que 'alguém / algo cultiva alguma coisa' (ou passivamente configurado como 'alguma coisa é cultivada por algo / alguém'). O modo como se processa a situação ("com mestria") corresponde, portanto, ao modificador do grupo verbal, perfeitamente retirável da sequência frásica e não comprometendo a correção desta.

      Na expectativa de ter correspondido à necessidade criada, chamava atenção para o facto de se estar a pedir uma função sintática dependencial (em termos de nível de análise) e de processamento difícil (até pelos processos contemplados na construção complexa da frase).

2 comentários:

  1. Boa noite, Vítor,

    À semelhança da colega que colocou esta questão, gostaria igualmente de lhe agradecer a sua contribuição pelo trabalho desenvolvido e que muito nos ajuda no esclarecimento de certas dúvidas.

    Hoje gostaria de lhe pedir uma ajuda em relação à análise sintática da frase " Observar a realidade dos desfavorecidos é um dos temas da sua poesia!" (a propósito do estudo de Cesário Verde). "Observar a realidade dos mais desfavorecidos" é o sujeito da frase, certo? E "dos desfavorecidos" será complemento ou modificador do nome? Parece-me que será modificador restritivo, mas nem todos os colegas concordam.

    Grata pela atenção e um bem-haja por todo o trabalho desenvolvido.

    Francisca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Francisca, pelas palavras e pelo desafio.
      Oportunamente, responderei à questão, em apontamento autónomo.
      Cumprimentos.

      Eliminar