Digamos que é uma forma útil esta, a de terminar o mês com um pedido justificável.
Quando são eles a pedir, nada como instruir nos meios que procuram (ainda que uma boa gramática os pudesse orientar de forma mais completa).
virgul A feto, de Sílvio Prado (poema concreto)
(in http://poesiavisualsilvio.blogspot.pt/2010_06_01_archive.html)
Q: Professor, tenho tanta dificuldade em acertar nas vírgulas que gostava de lhe pedir, se não fosse pedir muito, umas dicas para ver se acerto mais. Obrigado.
R: Isto quanto a dicas é tarefa complicada, porque o assunto não é tão simples quanto isso.
Em vez de dizer o que pode ser feito, talvez seja bom começar por referir o que nunca pode acontecer (talvez assim já se acerte mais do que é costume):
I - Situações nas quais não se pode utilizar vírgula:
.
nunca colocar uma vírgula entre o sujeito e o predicado de uma frase
Alguns alunos
ainda se preocupam com a correção da pontuação.
Sujeito Predicado
. nunca colocar uma vírgula entre o núcleo verbal do
predicado e o(s) respectivo(s) complemento(s) e/ou predicativo(s)
Muitos alunos consideraram a vírgula um sinal de pontuação desnecessário.
[núcleo verbal + CDirecto + Predicativo do CD]
. nunca colocar vírgulas antes de parêntesis ou travessões
que funcionem como encaixes ou assinalem modificadores não restritivos
Os estudantes (atentos à explicação) melhoraram os seus desempenhos.
O Porto que
eu conheci já não existe.
Para além destas situações essenciais (e específicas), sem considerar alguns casos de uso estilístico ou de variação / gestão possível, é comum considerar os seguintes cenários de utilização da vírgula:
II - Situações de utilização obrigatória de vírgula:
. assinalar
a separação dos elementos de uma enumeração (à exceção do último, por norma introduzido pela conjunção copulativa 'e')
Havia na localidade uma escola, uma igreja, uma mercearia e uma farmácia.
. marcar
a presença de um vocativo na frase
Meu caro amigo, é favor concluir a tarefa pedida.
Faz o trabalho que te pedi, rapaz.Sem trabalho, meus caros amigos, não condições para grande sucesso.
Faz o trabalho que te pedi, rapaz.Sem trabalho, meus caros amigos, não condições para grande sucesso.
. introduzir as coordenadas iniciadas pela conjunção adversativa ‘mas’ ou pela explicativa ‘pois’
Ele estudou a matéria várias vezes, mas continuava a não perceber alguns assuntos.
Todos ficaram desolados com os resultados, pois as notas estavam longe de ser boas.
. delimitar orações subordinadas relativas não restritivas (apositivas ou explicativas), separando-as da oração principal com duas vírgulas (no caso de um encaixe) ou uma (subordinada à direita)
O ambiente, que se tornou uma questão política, está a degradar-se.
Todos discutem a questão do ambiente, que se tornou uma questão política.
Todos discutem a questão do ambiente, que se tornou uma questão política.
. separar elementos / segmentos que funcionem como modificadores ou que constituam sequências de comentário / opinião
Para ser franco, agora, não sei o que te possa dizer.
Na noite de ontem, a chuva , infelizmente, não parou de cair.
. segmentar as subordinadas participiais, gerundivas ou infinitivas quando funcionam como modificadores de um elemento / uma oração subordinante
Concluído o trabalho, saiu do posto de emprego. (participial)
Chegou atempadamente a casa, correndo o mais que pôde. (gerundiva)
Teve uma ótima surpresa, ao receber uma visita inesperada. (infinitiva)
. encaixar expressões com valor reformulativo ou explicativo
Ele infirmou, ou seja, não confirmou a história do amigo.
. assinalar frases incisas (intercaladas) numa frase superior
O livro, disse o editor, foi um sucesso no estrangeiro.
. destacar uma interjeição, sempre que esta é seguida ou precedida de outras palavras
Ai, se esta chuva parasse de vez!
. separar, numa data, a referência feita ao lugar
Espinho, 31 de maio de 2014
. destacar um segmento frásico anteposto face à
ordem normal, típica da frase
Um Ipad, ele comprou-o com
o dinheiro ganho.
. marcar a omissão de um verbo que possa ser subentendido a partir de uma sequência anterior (onde se encontra expresso), para evitar repetição desnecessária
Na fila, à frente, estava uma só pessoa; atrás, mais de uma dúzia delas.
Depois do estudo, a exercitação.
Fico-me pelas situações convencionadas. Outras haverá, por razões estilísticas ou motivações não convencionais, que não rezam nesta história.
Fico-me pelas situações convencionadas. Outras haverá, por razões estilísticas ou motivações não convencionais, que não rezam nesta história.
Espero que, depois da explicação e da exercitação, nova luz se faça na utilização da vírgula. Há quem diga que ela tem, por vezes, o formato da lua. Bom seria que, neste assunto, a noite desse lugar ao dia.
Cada vez mais penso que qualquer gramática didáctica, daquelas que recomendamos aos alunos do Básico e do Secundário, é perfeitamente dispensável.
ResponderEliminarIndicamos o endereço eletrónico da Carruagem 23 et voilá: Bon Voyage! A explicação é rigorosa e apimentada (leia-se intercalada) de bom humor e de musiquinha à maneira!
Muito obrigada, Vítor!
um beijinho e continuação de bom domingo!
IA
Não fazes por menos, Zazinha.
EliminarTu não me dês ideias, que ainda faço uma gramática na Carruagem 23!
Bom domingo.
Beijinho.