sexta-feira, 23 de maio de 2014

Noite de Histórias

    Ao final do dia, a escola voltou a ser ponto de encontro.

  Alunos, professores, funcionários, encarregados de educação, familiares, amigos foram o núcleo para muitos laços de afeto e de reconhecimento do trabalho feito com dedicação.
   No Centro de Recursos - Biblioteca Escolar, todos ocuparam o seu lugar para aplaudir aqueles que se dedicaram à leitura, à escrita. No que a estes últimos diz respeito, ficou o orgulho de ver publicado, em livro, o fruto do trabalho: narrativas selecionadas e premiadas naquela que foi a terceira edição do concurso promovido pela Oficina da Língua (da Escola Secundária de Gondomar). O lema foi inspirador - "Histórias com um livro dentro" -, resultou em cerca de cem contos e culminou na edição de quase meia centena.

No Centro de Recursos - Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Gondomar (ESG)

    A criatividade, o espírito de partilha, os reencontros, as vozes às histórias, um fundo musical e a generosidade dos que acompanharam o evento compuseram o momento que assistiu ao desejo de um romance querer ser conto; ao aparecimento de "um livro com alma de árvore"; à amizade que os livros (também) oferecem; "à espera do avô Anastácio", como grande ouvidor de histórias; a "o prazer de viver" nas páginas de uma publicação ilustrada por dois jovens alunos do 7º ano de escolaridade (em colaboração com a respetiva professora de Educação Visual).

    Mais um dia (ou melhor, uma noite) e uma história (ou melhor, várias) para contar no grande livro da vida dos participantes e dos dinamizadores da atividade, numa escola que contou com algumas das suas principais personagens.

2 comentários:

  1. Obrigada pela tua síntese. Também a tua forma de ler, de escrever e de contar é inspiradora de muitas narrativas.
    Um abraço
    Dolores

    ResponderEliminar