Um grupo de vinte profissionais está para trabalhar comigo na oficina de formação "Da oficina de escrita à escrita com alguma oficina: processualidade e dinâmicas", em curso na Escola Secundária com EB2,3 Manuel Laranjeira e no âmbito do plano de formação do Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis.
Diapositivo de apresentação da oficina de formação
Em dia de apresentação (do formador, dos formandos, da ação e da avaliação a promover), houve tempo para se falar de algumas representações profissionais acerca do domínio da escrita (constrangimentos, potencialidades, operacionalizações, níveis de desempenho), se contemplar plataformas de competências / domínios (da oralidade / da leitura para a escrita), partilhar algumas experiências, considerar alguns desafios e algumas oportunidades.
Neste sentido, a oficina de escrita configura-se como um dispositivo estratégico ajustado a um conjunto de princípios orientadores na ativação / aquisição e desenvolvimento de uma competência fulcral para o contexto escolar (e não só), a saber: planificação estratégica e aberta às contingências de ação, processual e sequencial; interação cooperativa / colaborativa, acompanhamento do processo e do produto, explicitação e aplicação de processos / mecanismos, dimensão prática construtiva e formativamente avaliada.
Muitas das estratégias implicadas nas oficinas de escrita não são exclusivas deste dispositivo. São válidas também para ocorrências / dinâmicas de trabalho mais pontuais na sala de aula, constitutivas de momentos de ensino-aprendizagem focados em objetivos precisos como os de comparação de modelos, de revisão, reescrita e melhoria de textos.
Assim foi projetado o percurso:
I – Representações profissionais
acerca da competência escrita
II – Referenciais
pedagógico-didáticos relativos à Escrita
III – A Escrita nos programas de
ensino e nas aprendizagens essenciais
IV – Dispositivos estratégicos
no domínio da escrita
a)
O caso da oficina de escrita
b)
A escrita com alguma perspetivação oficinal
V – Planificação de uma Oficina de Escrita
a)
nível de ensino / ano de escolaridade
b)
conteúdos programáticos / metas de aprendizagem /
aprendizagens essenciais
c)
âmbito da escrita
d)
materiais a utilizar / construir
e)
procedimentos a contemplar
VI – Implementação da Oficina de Escrita ou da Escrita Oficinal em
contexto de sala de aula
VII – Apresentação e avaliação da
implementação (vantagens / constrangimentos)
a)
demonstração(ões) / evidência(s)
b)
perspetivação crítica
A seu tempo (ao final de quinze horas de trabalho presencial, mais quinze de trabalho autónomo), ver-se-ão as implicações e reflexões associadas às práticas / aos materiais / aos procedimentos adotados.
Uma oportunidade de colaboração, de partilha, de (re)construção de uma identidade profissional.
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